Facelift da Chevrolet S10 pode alinhar a picape com os modelos norte-americanos da marca

Picape média e o Trailblazer contarão com atualização visual no curto prazo
Projeção de Kleber Silva sobre o facelift para a Chevrolet S10

Projeção de Kleber Silva sobre o facelift para a Chevrolet S10 | Imagem: Kleber Silva

Como vários flagras no exterior deixam transparecer, a GM trabalha em uma atualização visual que dê mais fôlego para a Chevrolet S10, bem como o SUV grande derivado Trailblazer, permanecerem aquecidos nos seus respectivos segmentos até a chegada da nova geração, prevista para a metade da próxima década.

As novidades para a S10 e o Traiblazer fabricados no Brasil deverão permanecer nas partes dianteira e traseira da dupla. Segundo nos antecipa Kleber Silva em suas projeções, a tendência é que os modelos feitos aqui ganhem uma linguagem visual sintonizada com aquela que a Chevrolet adota para suas picapes nos EUA. Com isso, podemos esperar por uma grade frontal bastante alongada, cobrindo quase toda a dianteira da picape e do SUV, com os faróis quase bipartidos. Na traseira, por sua vez, a tampa da caçamba na picape se tornará mais robusta e arrojada, contemplando um jogo de luz e sombra mais interessante para a peça.

É sempre bom lembrar que a GM já tem em seu cronograma para o mercado brasileiro a estreia de 30 novidades até o fim de 2022, sendo desse total 20 novos produtos e 10 versões ou séries especiais. Certamente a atualização da S10 e do Trailblazer estará contemplada na estratégia. Talvez uma boa aposta para a estreia da atualização da picape e do SUV possa ser 2020 ou, no mais tardar, 2021.

Nos EUA, por sua vez, a nova geração da Colorado, que servirá de base para a posterior renovação profunda da S10, está sendo cotada para estrear em 2023 como modelo 2024, mas alguns rumores que a data para o lançamento pode ser revista. A Colorado completamente renovada poderá adotar dois caminhos, ou receber uma nova arquitetura, chamada 32XX, mais moderna e que permitirá colocar na picape mais eletrônica embarcada e assistentes de condução avançados, ou adotar uma variante revista da plataforma atual, que seria designada como 31XX-2, para segurar os custos do projeto.

De qualquer forma, é esperado que a futura nova geração da S10 brasileira também deverá seguir as evoluções em paralelo com a prima norte-americana. Assim como no Brasil, o segmento de picapes médias tornou-se bastante competitivo com a chegada de novos rivais por lá, como é o caso da Ford Ranger e da Jeep Gladiator. Com isso, nosso país também será beneficiado com o surgimento de projetos mais sofisticados no segmento. Apesar do público norte-americano preferir modelos de maior porte, as picapes como a Ranger estão ganhando cada vez mais atenção.

Ford e Volkswagen já trabalham nas respectivas sucessoras para a Ranger e Amarok, produto que terá o desenvolvimento capitaneado pela marca norte-americana por ter mais expertise com esse tipo de veículo. Essa nova picape será lançada em 2022. 

Voltando para o Brasil, o facelift da S10 e do Trailblazer nacionais previsto para o começo da próxima década não deverá contemplar mudanças técnicas significativas. Atualmente a picape é oferecida com as opções de motores 2.8 turbodiesel e 2.5 flex, que podem trabalhar com as transmissões manual ou automática, ambas de 6 marchas, dependendo da versão. O Trailblazer, por sua vez, tem as opções 2.8 turbodiesel e 3.6 V6 a gasolina. 

 

Projeção de Kleber Silva sobre o facelift para a Chevrolet S10
Projeção de Kleber Silva sobre o facelift para a Chevrolet S10
Imagem: Kleber Silva

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa