Falha em carros da GM pode ter matado mais de 300 nos EUA

Veículos podem desligar quando estão em movimento e causar acidentes fatais

Pontiac Solstice | Imagem: Divulgação

Quando o consumidor compra um veículo, a segurança é um dos pilares de qualquer escolha. Airbags duplos e freios ABS são obrigatórios em todos os veículos novos vendidos no Brasil desde 2014, mas você consegue imaginar um cenário onde estes dispositivos simplesmente falham?

Nos Estados Unidos, tais falhas causaram a morte de ao menos 13 usuários de automóveis da General Motors nos últimos tempos, mas novos rumores afirmam que este número pode ser muito superior. A Friedman Research Corporation, uma empresa que avalia impactos em veículos, mostrou que o número de fatalidades pode ter chegado a 303 pessoas.

A principal causa, segundo a própria General Motors na convocação do recall anunciado em fevereiro, é uma falha na ignição, que simplesmente desliga o carro mesmo estando em movimento. O resultado é grave – airbags não são acionados, assim como os demais dispositivos de acionamento eletrônico do veículo.

O chamado de recall que corrige o problema envolveu mais de 1,3 milhão de veículos dos modelos Cobalt (não o modelo comercializado no Brasil), além do Pontiac Persuit, G5, Solstice, Saturn Ion, Sky e o Chevrolet HHR.

Veja também: GM anuncia recall do Agile e Classic

Tal defeito supera as mortes causadas pelo modelo da Ford chamado Pinto. O compacto foi responsável por 27 casos enquanto os pneus da marca Firestone que equipavam o Explorer estouravam e foram considerados culpados por 271 fatalidades no ano 2000.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil