Fiat anuncia fábrica de motores em PE

Nova planta em Goiana será concluída em 2015; motores feitos no local vão equipar o novo compacto da montadora

Nova fábrica vai empregar 550 pessoas | Imagem: Fiat

A Fiat anunciou nessa quarta-feira (19) que erguerá uma nova fábrica de motores em Goiana, no estado do Pernambuco, com prazo de conclusão para 2014. A nova unidade ficará no mesmo complexo onde a empresa está construindo a linha de montagem para a produção de um novo veículo compacto, o Projeto 344 - o sucessor do veterano Mille.

De acordo com a montadora, a construção da instalação no nordeste vai consumir R$ 500 milhões e quando estiver pronta e ativa empregará 550 funcionários na primeira fase – a Fiat do Brasil concentra a produção de motores em Betim (MG).

Segundo a fabricante, os motores fabricados em PE seguirão as exigências do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). Além de abastecer o mercado interno, os blocos poderão ser exportados para a América Latina e Europa.

Mais motores

Com o anúncio da Fiat, ao menos três novas fábricas de motores estão sendo construídas no Brasil. A GM trabalha na finalização de uma nova unidade em Joinville (SC), a Ford também constrói outra em Camaçari (BA) e a Toyota anunciou recentemente os investimentos para construção de uma fábrica em Porto Feliz (SP).

Outras marcas também devem seguir o mesmo exemplo. A Hyundai é cotada como uma das próximas já que o sucesso do HB20 viabiliza comercialmente uma linha de montagem de motores no Brasil.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!