Fiat Uno pode ressurgir? Designer imagina caminhos para um sucessor

Marca italiana conta com projeto para um crossover inédito que vale a pena acompanharmos
Sugestão de Kleber Silva para um eventual sucessor do Fiat Uno na forma de crossover

Sugestão de Kleber Silva para um eventual sucessor do Fiat Uno na forma de crossover | Imagem: Kleber Silva

Como noticiamos aqui no AUTOO, é fato que a Fiat está trabalhando em um inédito crossover compacto, o qual deverá utilizar como base a plataforma CMP de origem PSA, hoje aplicada em projetos não só da Peugeot e Citroën bem como da Opel, marcas que integram o portfólio global da Stellantis. 

De acordo com as apurações da imprensa especializada europeia, são grandes as chances de que esse futuro crossover/SUV compacto da Fiat poderia utilizar a designação Panda, dando sequência ao tradicional modelo de entrada da marca por lá, ou até resgatar o legado do Uno, dois modelos muitos significativos na história da fabricante. 

Por conta de sua premissa de ser um automóvel acessível, certamente o modelo que a Fiat está desenvolvendo vale a pena ser acompanhado de perto. 

Tomando como referência alguns modelos recentes da Stellantis, entre eles o Opel Mokka, que serve de base para alguns protótipos de desenvolvimento do futuro crossover da Fiat, o designer Kleber Silva preparou duas projeções sobre como a novidade poderá ficar em sua versão definitiva. 

Importante destacar que o modelo em questão deve estar inserido em um programa relevante para a Stellantis como um todo, já que dele deverão ser originados representantes para outras marcas do conglomerado, entre elas a Jeep e até mesmo a Alfa Romeo, detalham reportagens da imprensa europeia. 

Por uma arquitetura extremamente versátil, é provável que o futuro Uno ou Panda conte com opções térmica, híbrida e 100% elétrica, dependendo dos mercados onde for comercializado. 

Projeção de Kleber Silva para um eventual sucessor do Fiat Uno
Projeção de Kleber Silva para um eventual sucessor do Fiat Uno
Imagem: Kleber Silva

Ao que tudo indica, o crossover/SUV inédito que a Fiat desenvolve na Europa poderá ficar restrito aos países da região, entretanto nada impede que muito do seu desenvolvimento possa ser aproveitado por aqui. 

Hoje a Fiat já conta com o Pulse atuando de forma competente do ponto de vista do custo-benefício para quem deseja um crossover acessível. 

A marca italiana também conta com um portfólio suficientemente completo entre os hatches de entrada, no caso com o Mobi e o Argo

Vale lembrar que a Fiat deverá lançar ainda neste ano o aguardado produto final de seu projeto 376, um SUV dotado de silhueta cupê provavelmente com porte similar ao do Jeep Compass, porém com uma proposta bastante singular. 

Logo, o futuro Uno ou Panda quem sabe poderia encontrar um espaço entre o Pulse e o projeto 376, por exemplo, em especial levando em conta suas versões eletrificadas, de olho em público que deseja um modelo mais sofisticado, mas não precisa de amplo espaço interno ou um porta-malas muito grande. 

Nós vamos ficar de olho no possível sucessor do Uno e, assim que mais informações surgirem, reportaremos todos os detalhes aqui no AUTOO. Acompanhe!

Sugestão de Kleber Silva para um eventual sucessor do Fiat Uno na forma de crossover
Sugestão de Kleber Silva para um eventual sucessor do Fiat Uno na forma de crossover
Imagem: Kleber Silva