Projeto 376: novas projeções para o inédito SUV-cupê da Fiat

Novidade estreia no começo de 2022 trazendo proposta interessante
Projeção de Kleber Silva para o futuro projeto Fiat 376

Projeção de Kleber Silva para o futuro projeto Fiat 376 | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Enquanto neste ano a Fiat vai marcar sua entrada no segmento de crossovers com o lançamento do Pulse, para o começo de 2022 a fabricante prepara uma boa novidade voltada a quem deseja um SUV de maior porte. 

Estamos falando do aguardado projeto 376, que, segundo informações recentes, poderá fazer sua estreia ainda em fevereiro do próximo ano. 

O que será um diferencial relevante do futuro utilitário esportivo será o estilo de sua carroceria, baseada nos SUVs-cupê que tanto fazem sucesso entre as marcas de luxo. 

Provavelmente a Fiat desenvolve a novidade sobre a plataforma MLA, concebida no Brasil e que também será a base para o Pulse e futuros produtos da marca italiana. 

Com isso, podemos esperar bom conteúdo de tecnologia para o futuro SUV, além de padrões elevados em termos de segurança, comportamento dinâmico e silêncio a bordo. O leque de propulsores, no caso do projeto 376, certamente deverá contemplar o 1.3 GSE presente na Fiat Toro 2022. 

O design arrojado e dinâmico da carroceria, como é possível notar nas novas projeções de Kleber Silva para o futuro modelo, focam em um público que deseja um SUV diferenciado, saindo um pouco do lugar-comum que encontramos nos modelos líderes de vendas. 

Estilo será o maior diferencial

Uma boa referência para o que veremos no futuro projeto 376 é o Renault Arkana europeu, que trouxe o conceito dos SUVs-cupê para uma marca generalista. A proposta, por sinal, obteve boa aceitação por lá e inclusive mostrou-se um carro mais rentável para a fabricante francesa. 

Segundo rumores, é mais provável que o projeto 376 contemple uma carroceria com tamanho na casa dos 4,40 m de comprimento, portanto dentro da categoria de médio porte. 

Vale pontuar que a Stellantis traçou como uma de suas metas para as marcas que integram o conglomerado atuar em uma estratégia de complementaridade, lógica que será facilmente cumprida como o projeto 376, como vamos explicar adiante. 

No portfólio da Stellantis, o Jeep Compass seguirá como o SUV médio mais racional, por assim dizer, e também orientado para quem deseja um modelo com opção de tração 4x4 e apelo off-road. 

Proposta

O projeto 376 desenvolvido pela Fiat, por sua vez, seguirá a identidade da montadora mais voltada ao uso urbano, enquanto a silhueta esportiva reforça o caráter emocional do inédito produto. 

Olhando ainda para os SUVs médios com produção regional, certamente o projeto 376 terá um apelo consideravelmente diferenciado em relação a modelos como o VW Taos, Toyota Corolla Cross, entre outros. 

Portanto, se você está de olho em um SUV na faixa de R$ 140 mil a R$ 200 mil (tomando como referência os valores do Compass flex), mas gostaria de um modelo com um visual arrojado e bom nível de acabamento, talvez aguardar pelo resultado do projeto 376 da Fiat seja algo interessante a se fazer.

Designer Kleber Silva aproveitou a dianteira do novo Pulse como referência para o projeto 376
Designer Kleber Silva aproveitou a dianteira do novo Pulse como referência para o projeto 376
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa