Ford anuncia aposentadoria do Fiesta após 47 anos

Hatch será substituído na Europa por versão elétrica do SUV compacto Puma
História da gama Fiesta começa em 1976 na Europa

História da gama Fiesta começa em 1976 na Europa | Imagem: Divulgação

Por meio de um vídeo divulgado nesta quarta-feira (26) a Ford Europa confirmou que o Fiesta será descontinuado em 2023.

De acordo com a fabricante, a última unidade do hatch compacto sairá da fábrica localizada em Colônia, na Alemanha, em junho do ano que vem. 

O fato colocará fim à longa carreira do Fiesta, quando o hatch terá alcançado 47 anos em produção.

Atualmente o modelo contabiliza mais de 18 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. 

Em sua nova estratégia, a Ford vai ocupar o lugar do Fiesta na Europa com a futura configuração 100% elétrica do Puma, a qual começará a ser fabricada na Romênia a partir de 2024. 

Ford Fiesta 2000
Ford Fiesta começou a ser fabricado no Brasil em 1996, já em sua quarta geração global
Imagem: Divulgação

No Brasil, o Fiesta começou a ser comercializado importado da Espanha a partir de 1995, quando encontrava-se em sua terceira geração global. 

No ano seguinte, o hatch foi nacionalizado quando migrou para a quarta geração, oferecendo as opções de motores 1.0, 1.3 e 1.4. 

Por aqui, o modelo contou com algumas versões diferenciadas, como a opção 1.0 Supercharger, lançada em 2002 quando o Fiesta inaugurou sua quinta geração por aqui.

O hatch também esteve envolvido em algumas polêmicas, como os problemas envolvendo a transmissão de dupla embreagem PowerShift.  

A carreira do modelo por aqui chegou ao fim em 2019, quando a Ford encerrou suas atividades de manufatura em São Bernardo do Campo (SP).

Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou