Ford apresenta nova geração do Escape

Crossover compacto também estreia o novo motor 1.6 Ecoboost no mercado norte-americano

Escape para os americanos, Kuga para os europeus. Ford apresenta seu novo crossover médio | Imagem: Divulgação

A Ford lança no Salão de Los Angeles, nesta semana, a nova geração do Escape. O modelo que, segundo a Ford, é o crossover mais vendido da América, utiliza a plataforma do novo Focus e teve como inspiração o conceito Vertrek, apresentado no início deste ano no Salão de Detroit.

O carro traz diversas funcionalidades inéditas para a categoria de crossovers compactos (médios para os padrões brasileiros), como a abertura elétrica do porta-malas sem as mãos, que funciona por meio de um sensor instalado na traseira do veículo. Além disso, o veículo estréia o novo motor Ecoboost 1.6 de 173 cv no continente americano.

Este propulsor combina injeção direta de combustível e turbocompressor, além de duplo comando independente de válvulas variável (Ti-VCT), que economiza combustível e reduz as emissões de CO2.

Outros motores quatro cilindros estarão disponíveis, como o 2.0 de 237 cv e o 2.5 de 168 cv, este último conhecido no mercado brasileiro por equipar o Ford Fusion. A transmissão é sempre automática Selecshift de 6 velocidades que permite trocas manuais por um botão na alavanca. O crossover ainda pode receber tração 4WD e um sistema de “controle de curva”, que reduz automaticamente a velocidade quando o veículo entra muito rápido em uma curva.

Na Europa, na China e na Argentina o modelo será batizado de Kuga, dando uma nova geração ao automóvel derivado do antigo Focus (nosso atual) naqueles mercados, podendo ser equipado até mesmo com o recém-lançado motor 1.0 Ecoboost de 125cv. Para o Brasil o carro deve vir como fonte de inspiração para o novo EcoSport, mas existe a possibilidade do modelo ser fabricado pela divisão argentina, uma vez que ele e a futura geração do hatch médio da marca, que será fabricada no país hermano, compartilham a mesma arquitetura.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!