Ford EcoSport 2018 estreia nos EUA

Para encarar a concorrência por aqui, SUV que inaugurou a categoria recebe até sistema de som premium
Ford EcoSport 2018

Ford EcoSport 2018 | Imagem: Divulgação

Há mais de 10 anos, quando criou o segmento dos SUVs compactos com o EcoSport, talvez a Ford não imaginasse que o sucesso do modelo seria tão rápido e perene. Demorou, mas concorrência chegou com força e hoje toda a marca precisa ter um modelo no segmento para manter-se competitiva. Nada mais natural, portanto, que o EcoSport perdesse espaço ao longo dos anos.

Mas agora o modelo parece voltar com força total ao mercado. A Ford decidiu oferecer o EcoSport também nos EUA, mercado onde ele pode ser considerado “subcompacto”, e para tornar o momento ainda mais importante aproveitou para revelar o facelift do SUV na terra do Tio Sam. Vale destacar que o EcoSport por lá segue o padrão europeu, que não traz o estepe colocado na tampa traseira, algo que dificilmente será feito no Brasil, uma vez que essa é uma das marcas de estilo do modelo. 

A Ford, que parece entender muito bem o segmento até pelo maior tempo em que atua nele, finalmente resolveu diminuir a lista de argumentos para criticar o acabamento do modelo.

Pelo menos nos EUA, o novo EcoSport, que deverá estrear no Brasil sua linha 2018, ganhou até a opção de sistema de premium projetado pela Harman com 10 alto-falantes, incluindo um subwoofer na traseira, e 675W de potência oferecido na versão topo de linha Titanium.

Outro ponto positivo do SUV é a inclusão da central multimídia Sync 3, a mesma presente no Fusion, que conta com tela de 8”, os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além da prática operação por comandos por voz. O aplicativo FordPass permite aos donos do modelo destravar ou travas as portas do carro, além de localizar e até mesmo acionar a partida do SUV diretamente no celular.

Um carro pensado para o público jovem, o EcoSport comercializado nos EUA contará com duas portas USB para carregamento rápido de dispositivos, uma tomada 12V e outros dois pontos de carregamento, um com 12V e outro 110V colocado na parte traseira do console central e voltado aos passageiros do banco traseiro.

Pelo menos nos EUA, o novo EcoSport chegará ao mercado somente no começo de 2018, porém a estreia do modelo por aqui deverá ocorrer um pouco antes. O modelo norte-americano terá como opções os motores 1.0 EcoBoost e o 2.0 16V aspirado, ambos trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. A opção 2.0 contará com tração integral.