Ford Ecosport vai voltar, mas não para o Brasil, onde nasceu; saiba por que

SUV compacto foi o primeiro do gênero a fazer sucesso no mercado brasileiro, há mais de 20 anos
Projeção do novo EcoSport mostra como  poderá ficar a nova geração do SUV que fez sucesso  no Brasil

Projeção do novo EcoSport mostra como poderá ficar a nova geração do SUV que fez sucesso no Brasil | Imagem: Projeção Kleber Silva

Quando a Ford mostrou o EcoSport  pela primeira vez, no Salão do Automóvel de 2002,  no Anhembi, em São Paulo, a ideia de um utilitário esportivo compacto parecida bastante ousada. Era um carro amarelo, com tração integral e vários componentes vindos do Fiesta. Há quem tenha torcido o nariz, mas alguns anos depois o modelo se tornou um sucesso.

VEJA TAMBÉM:

Tanto que outras fabricante trataram de ir atrás do seu utilitário esportivo compacto para concorrer com o modelo da Ford. A partir daí, a fatia dos SUVs no mercado só foi crescendo e hoje em dia, mais de 20 anos depois da apresentação do primeiro EcoSport, o segmento representa 47,% no primeiro quadrimestre de 2024, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).

Em apuros financeiros, hoje em dia a Ford tem uma operação bem menor em vários países, inclusiveno Brasil, onde deixou de fabricar veículos, passando apenas a trazer modelos importados. Na Europa, procura ganhar mercado e uma das saídas que pode seguir é de voltar a oferecer um SUV compacto nos moldes do EcoSport pegando carona na boa aceitação do Renault Duster europeu. 

Novo SUV da Ford deve chegar primeiro como híbrido leve 

Ford Puma é um crossover vendido na Europa, com pegada mais esportiva, que  deverá conviver com o novo EcoSport
Ford Puma: crossover europeu, com pegada mais esportiva, que deverá conviver com o novo EcoSport
Imagem: Divulgação

Mas as chances do EcoSport voltar ao Brasil, país onde nasceu, são praticamente nulas. Primeiro porque a estratégia da marca no mercado brasileiro atualmente não tem mais nada a ver com o que era antes da decisão de fechar suas fábricas por aqui, em janeiro de 2021. Agora, o foco não é no volume, mas no lucro. E por isso, a marca vende apenas modelos importados de alto valor.

Além disso, ainda não se sabe ao certo se o novo EcoSport vai ser um modelo a combustão, híbrido, ou elétrico. De acordo com o site espanhol Motor.ES, a Ford determinou que a unidade em Almussafes (Espanha) vai fabricar um novo modelo, sinal de que não deverá ser  apenas elétrico, uma vez que os modelos desse tipo da marca do oval azul estão concentrados na Alemanha e na Romênia.

De qualquer forma o novo Ford EcoSport terá estilo mais moderno que o que saiu de linha e interior mais digitalizado e conectado. Ainda não foram vistos protótipos camuflados rodando em testes na Europa, onde a nova  geração do SUV deverá ser lançada em breve, pelo menos em um primeiro momento, com motor 1.0 EcoBoost, que já está eletrificado, o que tornará o modelo um híbrido leve.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções