Sem novidades mecânicas e com uma participação de mercado cada vez menor, o que coloca o futuro do Ford Focus sob análise em nossa região uma vez que a marca não sinaliza a chegada da nova geração por aqui, o hatch e o sedã de médio porte alcançam a linha 2019 sem novidades mecânicas ou estéticas, mas trazendo um repocisionamento de preços sobretudo para a carroceria três volumes.

No caso do sedã, a Ford vai aplicar uma redução de R$ 2.500 no preço das versões mais equipadas. Com isso, o catálogo SE Plus passa a chegar às concessionárias por R$ 91.000. A versão Titanium, com o preço reduzido, passa a custar R$ 101.800 e a opção topo de linha Titanium Plus será tabelada em R$ 107.800. Todas contam com motor 2.0 16V com injeção direta e câmbio de dupla embreagem com 6 marchas. Muito bem equipado, na versão Titanium Plus o Focus Fastback conta com recursos avançados de série, tais como o assistente de estacionamento, faróis bi-xenon adaptativos, frenagem autônoma em caso de emergência, dentre outros.

A versão de entrada do Focus Fastback, no caso a SE 2.0, manteve o mesmo praticado até a linha 2018, portanto sem acréscimo ou redução, e seguirá tabelada em R$ 85.200. De série ele já conta com os controles de tração e estabilidade, acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 17”, dentre outros. Se equipado com a central multimídia Sync 3, o preço do Focus Fastback SE 2.0 sobe para R$ 86.300, o que, pela pequena diferença em termos financeiros, vale bem mais a pena equipá-lo com o recurso.

Se o sedã ficou mais barato, a carroceria hatchback por sua vez recebeu alguns acréscimos no valor a partir da linha 2019. A versão SE 1.6 manual, opção mais acessível do hatch, passa a custar R$ 78.100, um aumento de R$ 1.100.

Na versão automática mais barata, no caso a SE 2.0, o Focus hatch 2019 chega às concessionárias R$ 900 mais caro, com valor sugerido de R$ 85.800. Equipado com a central multimídia Sync 3, o valor do hatch médio alcança R$ 86.800.

Partindo para o catálogo SE Plus, que acrescenta itens como os 6 airbags, central Sync 3, câmera de ré, bancos de couro e ar-condicionado automático e digital de dupla zona, a versão ficou R$ 900 mais cara com motor 2.0 e câmbio de dupla embreagem, portanto com preço total de R$ 94.400.

As versões SE Plus 1.6 manual, Ttanium 2.0 automática e Titanium Plus 2.0 automática não sofreram aumento de preço. Os valores sugeridos são de, respectivamente, R$ 88.000, R$ 104.900 e R$ 110.600.

A versão Titanium conta com teto solar elétrico, sistema de navegação, chave presencial, partida por botão e sistema de som Sony Premium Sound com 9 alto-falantes. Como já mencionado no caso do sedã, a configuração Titanium Plus acrescenta itens como assistente de estacionamento de segunda geração (atua em vagas paralelas e perpendiculares), assistente de frenagem autônomo, ajuste elétrico do banco do motorista e faróis bi-xenon adaptativos com ajuste automático. 

 
 
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus Fastback 2019
 
Ford Focus Fastback 2019
Ford Focus Fastback 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/