Em meio ao avanço dos SUVs cada vez maior em direção aos sedãs e hatches, a Ford ainda enxerga que há meios para tornar o Focus um modelo que se destaque frente aos utilitários esportivos apostando em um nível mais alto de equipamentos e tecnologia a bordo. 

O modelo, que celebra 20 anos de vida neste ano, alcança sua quarta geração. A novidade foi relevada nesta terça-feira (10) pela Ford na Europa, o berço de modelos com a proposta do Focus e onde eles encontram seu maior mercado. Sucessor do Escort, o Focus ganhou até mesmo uma versão “aventureira” para agradar os clientes que pisarem em uma concessionária da marca no Velho Continente.

Mas antes vamos falar um pouco do que o Focus entrega em sua quarta geração. Começando pela plataforma, o hatch médio passa a contar com a nova arquitetura C2 dando vida ao projeto. Segundo a marca, ela proporcionou melhorias importantes ao Focus, como um aumento na rigidez torcional da ordem de 20%. Só o conjunto de suspensão, que segue independente nas 4 rodas, registrou uma melhora isolada de 50% no nível de rigidez dos pontos de fixação. Além disso, a plataforma C2, destaca a Ford, foi concebida de forma a melhorar o nível de espaço interno, segurança estrutural e ainda colabora com o design do carro ao proporcionar aos designers mais liberdade nas formas da carroceria.

No visual, de qualquer forma, o Focus agrada pelo menos nas imagens iniciais. Com um aspecto mais premium, o modelo se destaca pelos ombros acentuados nas laterais e os balanços dianteiro e traseiro mais curtos, traços típicos de carros mais sofisticados. O entre-eixos está maior em 53 mm, o que, de acordo com a Ford, permitiu adotar um conjunto de rodas e pneus maiores, reduzindo o vão com a carroceria, outro ponto geralmente visto em automóveis de segmentos superiores.

Por falar nisso, o Focus traz na gama de versões novidades interessantes. Começando pelo catálogo Vignale, designação que indica o melhor nível de acabamento da gama Ford, com direito ao uso de alguns elementos com aspecto artesanal na cabine do modelo e uma grade dianteira exclusiva.

Na outra ponta, o Focus 2019 também contará com a versão esportiva ST, que traz a suspensão rebaixada em 10 mm e uma série de elementos esportivos no visual como um difusor traseiro, aerofólio, aberturas na dianteira exibindo partes do motor, dentre outros.

E não é que vivemos para ver um Focus “aventureiro”? Pois é, um dos destaques da quarta geração é a nova versão Active. Segundo os passos do que vimos na nova geração do Fiesta, o Focus também se prepara para agradar os olhos de quem vai comprar um SUV. Com a altura em relação ao solo um pouco maior em relação às demais versões e molduras pela carroceria, a Ford cria uma aspecto mais robusto ao hatch médio. A nova versão Active também se destaca em sua paleta de cores.

O pacote de tecnologia e recursos avançados de conforto devem projetar o Focus dentro do segmento de hatches médios e, assim contempla a estretégia da Ford, também entre os consumidores de SUVs.

Dependendo da versão, por exemplo, o Focus 2019 pode receber um respeitável sistema de som da Bang & Olufsen com 675W de potência e 10 alto-falantes, incluindo aí um subwoofer colocado no porta-malas e um mid-range instalado no centro do painel e calibrado especificamente para o carro.

O Focus pela primeira vez contará com um sistema de ajuste dos modos de condução variante entre o Normal, Sport e Eco. Na linha da tecnologia, o Focus em sua quarta geração recebe o assistente de estacionamento mais avançado da Ford, que pode realizar a baliza completa de forma autônoma, incluindo as movimentações para frente e para trás do carro. O sistema também traz o Park-out Assist, que ajuda a sair das vagas.

Estão presentes no modelo recursos como o head-up display, farol adaptativo capaz de “prever” curvas e calcular a melhor intensidade de iluminação possível, assistente de permanência em faixa, além do piloto automático adaptativo com função específica para o trânsito urbano, no qual o recurso controla o veículo em situações de anda e para.

Para mover tudo isso, a Ford escalou o time dos eficientes motores 1.0 e 1.5, ambos da linha EcoBoost e oferecendo pela primeira vez na história um sistema de desativação de cilindros para propulsores tricilíndricos. O 1.0 EcoBoost no Focus terá calibrações de 85 cv, 100 cv e 125 cv. O 1.5 EcoBoost, por sua vez, poderá gerar até 150 cv ou notáveis 182 cv. Eles terão a opção de trabalha em conjunto com uma transmissão manual de 6 marchas ou automática quick-shifting de 8 velocidades. Entre as opções a diesel, a Ford colocará no mercado europeu os motores 1.5 e 2.0 da gama EcoBlue 

Procurada pelo Autoo sobre uma previsão de oferta da quarta geração do Focus em nosso mercado, a Ford até o momento não nos deu uma resposta.

Segundo os colegas do Argentina Autoblog, contudo, o futuro do Focus por aqui ainda não é muito claro. É interessante ouvir o que os meios do país vizinho têm a nos dizer, uma vez que o Focus vendido aqui é produzido pelos hermanos. A produção da quarta geração não está confirmada para a unidade de Pacheco, o que pode colocar em espera a vinda do Focus 2019 ao Brasil e região. Sabe-se, até o momento, que ele será produzido na Alemanha para o mercado europeu e na China, de onde inclusive será exportado para os EUA. Talvez, caso a Ford ainda queira vender o Focus no Brasil, sua nova geração chegue por aqui oriundo do país asiático. De qualquer forma vamos acompanhar tudo isso bem de perto.

 
 
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/