Ford Fusion terá nova geração preservando o estilo sedã

Flagra que surgiu nesta semana prova que o chinês Evos não será o sucessor direto do sedã médio-grande
Projeção do sucessor do Fusion baseado no Ford Evos chinês

Projeção do sucessor do Fusion baseado no Ford Evos chinês | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Há vários meses eram fortes os rumores de que o Ford Fusion seria substituído por um inédito crossover dentro do portfólio da marca norte-americana. A estreia do Evos na edição deste ano do Salão de Xangai fez com que a novidade fosse apontada como esse aguardado sucessor do sedã, em especial por conta do seu estilo bem singular, mesclando traços de um SUV-cupê sem exagerar na altura.

Contudo, executivos de relações públicas de diversos mercados onde a Ford opera foram logo avisando que o Evos será um modelo exclusivo para a China, não sendo oferecido em outros locais ao redor do mundo.

Um flagra que surgiu nesta semana reforça o posicionamento oficial da marca. Nas imagens realizadas na Alemanha, é possível notar um três volumes com a dianteira claramente inspirada no Evos, porém da coluna B para trás temos um modelo totalmente inédito.

Flagra do protótipo do sucessor do Ford Fusion em teste na Alemanha
Flagra do protótipo do sucessor do Ford Fusion em teste na Alemanha
Imagem: Ford Authority

Apesar da Ford ter abandonado o segmento de carros de passeio (exceto pelo Mustang), a novidade em teste no país europeu claramente remete a um sedã/cupê 4 portas. Em uma das fotografias publicadas pelo site Ford Authority é possível notar que a terceira luz de freio (brake light) está localizada na tampa do porta-malas, sinalizando que ela deverá ter uma abertura convencional.

Interessante pontuar que o protótipo não aparenta ter uma altura em relação ao solo muito elevada, ao contrário do chinês Evos.

Tomando como base as imagens e as informações do site norte-americano, o designer Kleber Silva preparou algumas projeções (clique na foto principal para acessar a galeria) sobre o que podemos esperar do sucessor do Fusion tomando como base a geração mais recente do sedã e aplicando elementos do Evos.

Considerando que o Ford Mondeo, como é chamado o Fusion na Europa, será descontinuado por lá no fim do primeiro trimestre de 2022, é provável que o sucessor do três volumes faça sua estreia até o fim do ano que vem ou, no mais tardar, em 2023. Na América do Norte e aqui no Brasil o Fusion teve sua oferta encerrada no ano passado.

Apesar da migração de grande parte dos consumidores de sedãs mais sofisticados para os SUVs de médio porte ou superiores, o Fusion foi um modelo que sempre conquistou boa aceitação em nosso mercado, superado em alguns momentos até as vendas de sedãs premium como o BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Por conta disso, vale a pena ficarmos de olho em seu sucessor. Vamos acompanhar todos os detalhes!

Projeção do sucessor do Fusion baseado no Ford Evos chinês
Projeção do sucessor do Fusion baseado no Ford Evos chinês
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG