A Ford revelou nesta quarta-feira (31) o novo Ka 2019, com sua primeira reestilização. Mas o primeiro país a conhecê-lo foi a Índia, onde o modelo já foi apresentado na estreante versão Freestyle. Como se sabe, hoje nosso mercado e o indiano estão alinhados para a montadora americana que vende o Ka como Figo por lá além do EcoSport.

Como o Autoo adiantou nas últimas semanas, o novo Ka ganhou leves retoques visuais, mas mais importante ele também revela um interior remodelado e que passa a contar com a central multimídia Sync 3. A surpresa foi saber que o modelo só chegará ao mercado nacional no segundo semestre. Sim, a Ford brasileira, talvez para não parecer atrás dos indianos, resolveu mostrar o carro aqui, algo semelhante ao que ocorreu com o EcoSport, que também foi apresentado no exterior primeiro. Por essa razão, a montadora optou por não mostrar o carro por dentro nem revelou mais detalhes do conteúdo.

Enquanto ele não vem para valer, é possível adiantar que o hatch terá uma frente com faróis com máscaras negras e grade em colmeia. A versão Freestyle, com apliques aventureiros, tem um para-choque que pode ser exclusivo, mas certamente antecipa os novos traços da linha 2019. Ao contrário da versão indiana, a brasileira exibe molduras cromadas em algumas partes, mas não tem o aplique lateral nas portas. Ambas têm racks de teto e para-choques com novo desenho e elementos off-road.

A versão Freestyle revelada na Índia também traz rodas de liga aro 15" exclusivas (o mesmo ocorrerá no modelo nacional) e suspensão com 15 mm a mais de altura. Por dentro, o maior destaque vai para a central Sync 3 com 6,5" e que foi instalada no topo do console central. Ainda para o mercado indiano, o FreeStyle (por lá o modelo terá uma designação própria) ganhou uma nova opção de motor, o 1.2 litro Dragon de 3 cilindros e 97 cv de potência. 

O "laboratório" Ka Trail 

A pergunta óbvia que surge com a chegada do Ka FreeStyle é sobre a continuidade ou não da versão Trail, a qual, segundo o Autoo apurou, deverá ser descontinuada após a chegada do Ka FreeStyle às concessionárias até mesmo por não fazer sentido continuar com duas configurações de propostas tão parecidas na linha. 

Segundo um dos executivos nos revelou, o Ka Trail serviu como um "laboratório" para testar a aceitação do público para uma versão aventureira do Ka e a resposta foi positiva, uma vez que a opção off-road light responde por quase 10% do mix de vendas do hatch. 

Vale a pena destacar, como você pode conferir em nosso teste, que o Ka Trail atual já conta com altura em relação ao solo de 20 cm, o mesmo que um Nissan Kicks oferece, por exemplo. O futuro Ka FreeStyle, por sua vez, também deverá manter a mesma característica sendo que a Ford também promete ainda mais novidades na suspensão e melhorias na carroceria como um todo. Além da Índia e do Brasil, o Ka FreeStyle será comercializado em 120 países, portanto graças a esse caráter mais global o modelo precisa de uma estrutura mais robusta. 

Um dos destaques do Ka FreeStyle, bem como na gama Ka 2019 como um todo, será a chegada da motorização 1.5 de 3 cilindros trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas, conjunto que já figura no EcoSport. O propulsor em questão deverá ter sua produção local em Taubaté (SP) anunciada em breve, o que facilitará a inclusão na linha Ka. Atualmente o motor 1.5 tricilíndrico é importado da Índia, o que tornaria mais difícil sua adoção por um modelo de alto volume de vendas como é o caso do Ka. Além disso, o novo conjunto mecânico deverá conferir bem mais competitividade comercial para o hatch, uma vez que a presença do câmbio automático é algo cada vez mais demandado pelos consumidores em especial também para o Ka Sedan. 

Além da nova versão FreeStyle, não está descartada a possibilidade do Ka receber a partir da linha 2019 uma nova opção topo de linha TItanium automática, com um pacote de equipamentos reforçado e preço na casa de R$ 65.000 a R$ 70.000. 

 
 
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/