Ford licencia seu cinto de segurança inflável

A partir da agora outras fabricantes poderão utilizar a tecnologia patenteada

O cinto inflável da Ford já é realidade | Imagem: divulgação

A Ford decidiu licenciar sua tecnologia de cinto de segurança inflável para que outras empresas, inclusive concorrentes do setor automotivo, possam utilizar o sistema. De acordo com a montadora, a ação teve como objetivo incentivar a adoção da tecnologia, que contribui para aprimorar a segurança dos passageiros dos automóveis, uma vez que reduz a lesão causada pelo próprio cinto em colisões.

Segundo a montadora, os cintos infláveis funcionam como os comuns, mas têm a vantagem de se abrir sobre o tronco e o ombro dos ocupantes, ajudando a distribuir as forças de impacto em uma área até cinco vezes maior que um cinto convencional.

A ação de distribuição da pressão em uma área mais ampla reduz o impacto sobre o peito, além de ajudar a controlar os movimentos da cabeça e do pescoço. Atualmente, o equipamento está disponível para os passageiros laterais do banco de trás nos modelos Ford Explorer, Flex e Fusion, além da picape F-150 e dos modelos Lincoln MKT e MKZ.

A tecnologia pode ser aplicada também em outros meios de transporte, como helicópteros, aviões, barcos e até para uso militar, diz a montadora, que também disponibilizou para licenciamento outras tecnologias patenteadas, como o sistema anticapotamento, de aviso de uso do cinto de segurança, de alerta de nível de atenção do motorista, entre outros.

Confira em vídeo como funciona o equipamento: