Ford tem grandes planos para a Maverick

Cotado para o Brasil, modelo pode dar origem a nova família de produtos
Sugestão de Kleber Silva para uma eventual Maverick elétrica tomando como base a F-150 Lightning

Sugestão de Kleber Silva para uma eventual Maverick elétrica tomando como base a F-150 Lightning | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Recém-revelada, a Ford Maverick vai desempenhar alguns papeis muito importantes no portfólio da marca em especial nos EUA. Além de surgir no mercado como a menor picape da fabricante, a Maverick foi apresentada nos EUA com um preço extremamente competitivo para ocupar o posto de veículo de entrada da Ford, substituindo a função que alguns sedãs e hatches exerciam até então.

Esse ânimo com a picape é claramente observado em uma entrevista recente do CEO da Ford, Jim Farley, ao New York Times. Segundo o executivo, “a Maverick deverá ser um sucesso e a Ford está considerando produzir uma família de variantes da Maverick, incluindo uma opção elétrica”. “A eletrificação da indústria é uma grande mudança e eu considero que isso não estava claro até o momento em que apresentamos a F-150 Lightning e o Mach-E. A Ford será uma marca vitoriosa nesta nova realidade elétrica”, acrescenta Farley.

Pensando nesta e em outras possibilidades envolvendo a Ford Maverick, o designer Kleber Silva pensou na opção elétrica do modelo tomando como base elementos de design da F-150 Lightning. Outro ponto que circula como um forte rumor na imprensa especializada norte-americana diz respeito à versões de alta performance para a picape, como a possível Maverick ST imaginada pelos colegas do site Ford Authority.

Além de um visual mais agressivo, como é possível notar na ilustração mais abaixo, dentro da gama Ford encontramos excelentes motores que poderiam figurar sob o capô do modelo, como o 2.3 EcoBoost com potência próxima dos 300 cv e mais de 42 kgfm de torque.

Vale destacar que em seu portfólio atual a Ford já considera a gama Bronco, por exemplo, como uma espécie de submarca dentro de seu leque de produtos. Um caminho semelhante, portanto, poderia ocorrer com a Maverick. Vale a pena acompanharmos de perto tudo o que está relacionado com a picape uma vez que são fortes as chances da novidade chegar ao Brasil, faltando apenas um anúncio formal por parte da Ford. A estreia em nosso país, se ocorrer, provavelmente ficará para 2022. No ano seguinte, a nova geração da Ranger está confirmada para ser lançada por aqui

Projeção do site Ford Authority para uma eventual Maverick ST
Projeção do site Ford Authority para uma eventual Maverick ST
Imagem: Ford Authority