Ford testa nova perua Focus no Brasil

Terceira geração foi flagrada pelo AUTOO no interior de São Paulo. Modelo será estrela da marca no Salão do Automóvel

Versão perua do Focus III foi a surpresa do flagra | Imagem: AUTOO

A aposta da Ford na terceira geração do Focus é tão grande que até mesmo a versão perua estaria nos planos da marca no Brasil. Pelo menos é a leitura que se faz ao descobrir que a montadora testa a versão familiar por aqui.

Em meio ao evento de lançamento do Peugeot 508, a reportagem do AUTOO flagrou um comboio de cinco exemplares do novo Focus na Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo.

Para quem não sabe, o Focus III faz parte do plano “One Ford” que prevê uma série de modelos mundiais, assim como o novo EcoSport.

Hoje a empresa vende no país a segunda geração já com sua reestilização de meia idade. O Focus “2,5” tem feito um belo papel na versão hatch – é vice-líder do segmento, atrás do i30, da Hyundai.  Já a versão sedã não passa de figurante em sua categoria. A perua Focus, no entanto, mesmo sendo vendida desde a criação do automóvel, nunca veio para o Brasil. Como a geração III tem sido elogiada onde estreou, talvez a Ford tenha visto isso como um estímulo para ampliar seu portfólio em nosso mercado.

Estilo mais feliz

O visual do novo Focus é mais agressivo que o atual e possui equipamentos de ponta como motor turbo com injeção direta e itens só encontrados em veículos mais caros. O visual da versão sedã também promete mudar a fraca aceitação da versão atual. No caso da perua, as linhas esportivas poderiam em tese dar uma nova chance a essa carroceria, que caiu no conceito dos consumidores brasileiros, hoje fãs de minivans e crossovers.

For Focus III flagrado no Brasil
Divulgação

Comboio incluía versão sedã, mas nada do hatch, o mais popular no Brasil

Curiosamente, o comboio flagrado pelo AUTOO não tinha uma versão hatch, apenas três sedãs e duas peruas, todos equipados com câmbio manual. Certamente, tratam-se de exemplares europeus usados para calibragem das modificações necessárias no mercado latino-americano.

Assim como as duas gerações anteriores, o Focus será produzido na Argentina e a previsão é que chegue às concessionárias brasileiras no início de 2013. Antes disso, o modelo faz sua estréia no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, quem sabe em três versões de carroceria.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!