Por dentro do novo Ford EcoSport

Ao contrário do seu antecessor, crossover esbanja conforto e tecnologia a bordo. AUTOO antecipa como ele chegará ao mercado

Novo Ford EcoSport | Imagem: Fabiano Mazzeo

A Ford apresentou a nova geração do EcoSport na Bahia com direito a uma mega festa e não é para menos. O carro, que inaugurou o segmento dos crossovers compactos, é um puro exemplo de sucesso no setor automotivo brasileiro.

Seja pelo seu design quadrado, inspirado no Explorer, seja pela posição elevada de dirigir, o fato é que desde que foi lançado em 2003, o modelo agradou a maioria das pessoas e foi o "SUV" mais vendido do país por alguns anos. Mas será que a nova geração dará conta dos novos concorrentes que estão prestes a chegar no Brasil, como o Chevrolet Enjoy e o JAC SII?

Leia também: Chevrolet Enjoy, rival do EcoSport, aparece na internet

AUTOO esteve no lançamento do modelo e conta quais foram as primeiras impressões sobre o design interior e exterior do novo crossover.

Interior baseado no New Fiesta

Ao entrar no EcoSport você pode ter uma sensação de “déjà vu”. Explicamos: a Ford até tentou convencer que o interior do modelo foi desenvolvido do zero, mas o fato é que a maior parte das peças é compartilhada com o New Fiesta.

Quer exemplos? Volante, painel de instrumentos, comandos do ar-condicionado e do rádio e até os bancos. Entretanto, o ambiente teve algumas peças repensadas, como as saídas de ar do sistema de ventilação, os painéis das portas e as entradas USB e de cartão de memória do sistema SYNC, localizado à frente da manopla do câmbio.

No geral, o ambiente agrada. A sensação de ter tudo sob controle é reforçada pelo console central que avança em direção ao motorista e passageiro da frente. No topo do painel central foi instalada uma tela de LCD que transmite informações sobre o áudio.

Veja mais: Peugeot apresenta seu anti-EcoSport

O acabamento parece ter recebido atenção redobrada, pelo menos nos encaixes das peças, já que os plásticos utilizados são muito ásperos e aparentemente frágeis para um modelo que provavelmente custará mais de R$ 50 mil.
Por fim, vale destacar que o carro conta com itens interessantes, como keyless – sistema que dispensa a chave para abrir as portas ou dar a partida no motor – computador de bordo com Econometer (o famoso “econômetro” que ajuda o motorista a poupar alguns litros de combustível), duas tomadas de 12V, além de diversos porta-objetos, incluindo o frigobar, que saiu da parte superior do painel para ficar alojado dentro do porta-luvas.
 
Alterações mínimas no exterior

Bonito e de porte musculoso, o novo EcoSport passa a sensação de ser maior do que realmente é. A marca acertou na dianteira e na traseira, criando um conjunto óptico harmônico e agressivo.

Na lateral, o compartilhamento de peças entre ele e o New Fiesta é nítido e está presente nas portas, nas maçanetas e nos retrovisores, por exemplo. A linha de cintura é ascendente e na parte inferior das portas existe um borrachão preto – aplique utilizado para reforçar sua imagem off-road.

Leia mais: Ford apresenta o EcoSport de produção e revela seu interior

Do conceito apresentado em janeiro de 2012, as únicas alterações notáveis estão nos faróis que perderam as luzes de LEDs, o resto permaneceu inalterado. Isso inclui o estepe preso na traseira, o desenho da grade dianteira – com acabamento cromado – e das rodas, além das lanternas que, na peça da direita, esconde uma maçaneta para abrir a tampa do porta-malas.


O coração do "Titanium"

A versão apresentada pela Ford era a topo de linha, a Titanium, e estava equipado com um motor Duratec de 2.0 litros e 16V acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades. De acordo com a marca, a potência desse propulsor é de 143 cv – só não especificou se com etanol ou gasolina – mas se nossas contas estiverem certas, esse é o mesmo “coração” que bate na atual geração do crossover.

Ainda segundo a fabricante, o novo EcoSport terá a sua disposição câmbio automático e tração 4WD, itens já oferecidos no modelo atual. A montadora só se negou a falar sobre sua versão de entrada, mas é quase certo que ela será equipada com o motor Sigma 1.6 do New Fiesta.

Veja mais: Fiat 500X será o novo crossover da Fiat

Conclusão

Com desenho atraente e agressivo e interior moderno e com tecnologias interessantes, o novo Ford EcoSport fica muito à frente dos atuais modelos disponíveis no mercado, mas terá pela primeira vez concorrentes à sua altura como o Chevrolet Enjoy e a versão de produção do conceito Urban Crossover, da Peugeot.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas