Cotada para voltar ao Brasil, Geely desiste de fusão com a Volvo

Empresas, contudo, vão estreitar laços em diversas áreas
Volvo

Volvo | Imagem: Divulgação

Durou exatamente um ano a proposta da chinesa Geely de realizar uma fusão completa dos seus negócios com a sueca Volvo.

Ambas controladas pela Geely Holding, a ideia de integrar as operações da Geely Auto com a Volvo Cars foi retirada de cena nesta semana. As duas empresas informaram por meio de um comunicado conjunto que “após um estudo detalhado de opções de combinação”, as fabricantes “concluíram que podem garantir novas oportunidades de crescimento em seus respectivos mercados e corresponder aos desafios crescentes da indústria por meio de uma colaboração mais profunda, porém preservando suas respectivas estruturas corporativas já existentes”.

É interessante acompanharmos as novidades envolvendo a marca Geely uma vez que, como antecipamos aqui no AUTOO, a fabricante chinesa tem planos retornar ao Brasil até mesmo com a possibilidade de produzir carros no país com um parceiro local.

Apesar da fusão propriamente dita ter sido abandonada, a Geely Auto e a Volvo Cars anunciaram na mesma oportunidade que vão criar uma nova companhia, prevista para entrar em operação ainda neste ano, que vai prover motores a combustão, transmissões e conjuntos propulsores híbridos de nova geração para as duas fabricantes, bem como outras marcas que possam se interessar pelos conjuntos mecânicos.

A colaboração entre a Geely Auto e a Volvo Cars vai muito além e ainda irá contemplar o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias nas áreas de direção autônoma, conectividade, soluções para car sharing e eletrificação dos automóveis das duas marcas.

Ainda está nos planos o compartilhamento das futuras plataformas veiculares SEA e SPA2 entre as fabricantes chinesa e sueca.

Com isso, os carros da Geely vão dividir muitos elementos com os automóveis da Volvo, marca premium com destacado expertise e que certamente vai colaborar para elevar ainda mais o patamar dos projetos desenvolvidos pela Geely. Se a chinesa de fato voltar a operar no Brasil, podemos esperar veículos de alta qualidade e com uma concepção muito competitiva.

Geely Preface
Geely Preface: modelo da marca chinesa com plataforma da Volvo
Imagem: Divulgação
Tags