GM confirma venda da Opel para a Peugeot-Citroën

Marca que criou o Monza, Vectra, Astra e Corsa deverá ampliar suas vendas pelo mundo nas mãos dos novos donos
Opel Astra e suas gerações: nas mãos da PSA, marca pode ganhar o mundo

Opel Astra e suas gerações: nas mãos da PSA, marca pode ganhar o mundo | Imagem: Divulgação

A General Motors e a PSA, holding que controla a Peugeot e a Citroën, confirmaram nesta segunda-feira (06) um negócio de cerca de 2,3 bilhões de dólares envolvendo as montadoras Opel e Vauxhall. As duas marcas europeias serão assumidas pelo grupo francês que passará a ser o segundo maior do continente atrás apenas da Volkswagen.

A venda da Opel e de seu braço britânico Vauxhall já era cogitada nas últimas semanas, conforme antecipou o AUTOO. A General Motors colecionava prejuízos seguidos na operação europeia embora exista a expectativa de que as duas marcas tenham ficado no azul em 2016.

Segundo o presidente da GM, Dan Ammann, “o mercado europeu é hoje tão diferente do resto do mundo que apenas 20% dos modelos dividem plataformas com outras regiões onde a GM atua”. Em outras palavras, a Europa não é lucrativa para o grupo, que vê melhores perspectivas em mercados emergentes e no próprio Estados Unidos.

Com a venda, a General Motors conseguirá dar um retorno melhor aos acionistas e valorizar a própria empresa a fim de aumentar seus investimentos no futuro. E isso não significa que ela deixará deatuar na Europa afinal a Chevrolet tem vendido seus modelos na região há alguns anos.

Opel mundial

Do lado da PSA, a compra é um negócio com uma perspectiva um tanto nebulosa. Existem alguns aspectos positivos como o fato de as quatro marcas poderem compartilhar componentes, projetos e mesmo unificar departamentos, mas o fantasma do desemprego assusta.

Juntas, Opel, Vauxhall e a PSA têm 19 fábricas espalhadas pela Europa e algumas certamente serão fechadas. As duas primeiras possuem cerca de 35 mil funcionários espalhados por seis países – 19 mil deles apenas na Alemanha.

Carlos Tavares, CEO da PSA, declarou que está seguro que a produtividade das marcas crescerá: “Estamos orgulhos de unir forças com a Opel/Vauxhall e totalmente comprometidos com o retorno do crescimento dessas marcas”.

Uma das saídas para isso é a boa imagem que a Opel possui em alguns países. A marca alemã pode ser uma opção em mercados onde a Peugeot e a Citroën não tem grande penetração. Hoje, a Opel praticamente não tem uma atuação global por conta da estratégia da GM de priorizar a Chevrolet.

Astra e Corsa de volta ao Brasil?

É cedo para tirar conclusões, mas a venda da Opel e da Vauxhall para a PSA pode fazer o brasileiro sonhar em rever alguns modelos que saíram de cena em nosso país. Até há poucos anos, a base do portfólio da Chevrolet no Brasil era fornecido pela Opel, mas com o custo elevado dessas plataformas, a GM optou por produzir veículos mais simples e globais.

Embora a gestação dessa mudança de comando vá levar alguns anos, não deixa de ser algo palpável imaginar que a PSA resolva lançar no Brasil a marca Opel. Com Peugeot e Citroën perdendo enorme espaço na preferência do consumidor rever por aqui modelos como o Corsa, Zafira e o próprio Astra talvez seja um sonho possível num futuro não tão distante.