GM cria primeiro airbag dianteiro frontal

Equipamento protege os ocupantes de colidirem entre si em impactos laterais

Airbag central evita cabeças entre os ocupantes | Imagem: divulgação

Uma boa nota em crash-tests é um argumento e tanto de vendas nos Estados Unidos e principalmente na Europa, onde os testes são auditados pela conceituada Euro NCAP, o maior órgão de segurança veicular do mundo. Afim de alcançar melhores resultados, a General Motors apresentou um novo equipamento de proteção para os ocupantes. Trata-se do primeiro airbag dianteiro central, que será adotado por carros do grupo em 2013.

Segundo a montadora, esse tipo de bolsa inflável protege o motorista e o passageiro ao lado em colisões laterais. Ao estourar, o airbag impede que os ocupantes batam as cabeças um no outro ao criar uma barreira entre os assentos. O equipamento, conforme informações da GM, também minimiza o efeito chicote lateral no pescoço do condutor, caso esteja sozinho no veículo. O item vai alojado ao lado do banco do motorista.

Os primeiros veículos a receberem o novo airbag seão os utilitários GMC Acádia, Buick Enclave e Chevrolet Traverse, que apesar dos nomes diferentes são na verdade o mesmo carros no que diz respeito as partes mecânicas e estrutural. O vídeo abaixo mostra em câmera lenta o funcionamento do novo equipamento de segurança passiva.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!