GM deve entrar no mercado de luxo do Brasil com Cadillac

Montadora planeja mostrar modelos da marca em 2014 antes da sua chegada oficial

Cadillac SRX | Imagem: Divulgação

A Toyota trouxe a Lexus, a Honda e Nissan confirmaram a Acura e a Infiniti. Faltam apenas a Ford vender a Lincoln e a GM, a Cadillac. Ou faltava, neste último caso. A General Motors reconheceu em conversas reservadas que prepara a chegada da sua marca de luxo ao Brasil entre 2014 e 2015.

A Cadillac já era cogitada no Brasil há vários anos, mas o projeto nunca saiu do papel. Agora, a GM já tem um plano de ação para tornar isso realidade. A partir de janeiro, a fabricante fará ações com potenciais clientes, concessionários e a imprensa especializada para mostrar seus modelos mais cotados.

Veja também: conheça 10 carros que mereciam ser vendidos no Brasil

Dependendo da receptividade, a ideia é abrir uma ‘concessionária piloto’ em São Paulo nos moldes do que fez a Toyota com a Lexus. Apesar do mercado de automóveis crescer menos em 2013, o segmento de luxo voltou a ter um boom de vendas – as alemãs Mercedes, BMW e Audi que o digam.

Com modelos atraentes e design bastante característico, a Cadillac tem bom potencial de vendas em nosso mercado. A importação do ‘gigante’ Escalade é uma prova disso. O SUV é figurinha fácil em lojas independentes e em regiões mais abastadas.

Mas caso decida se instalar no Brasil, a Cadillac deverá optar por uma linha de produtos mais ‘branda’. Os modelos que deverão estrear são o novo sedã ATS, o cupê CTS e o crossover SRX e, como são feitos nos Estados Unidos, acabarão pagando as alíquotas mais caras de impostos. Ou seja, para ter um Cadillac no Brasil, é melhor preparar o bolso.