GM e PSA vão compartilhar novas minivans

Montadoras também vão se unir para criar plataformas para novos crossovers e compactos

GM e PSA vão dividir plataformas | Imagem: divulgação

Aos poucos a aliança entre os grupos General Motors e PSA Peugeot-Citroën começa a tomar forma. Em comunicado divulgado nesta semana, as empresas adiantaram os primeiros detalhes sobre produtos que vão desenvolver em conjunto para o mercado europeu.

Segundo o informe das montadoras, uma nova plataforma servirá de base para um novo crossover compacto da Peugeot e uma nova minivan para a Opel, a divisão alemã da GM, para substituir a Zafira

Uma segunda plataforma, desta vez para minivans compactas, servirá a novos modelos para Peugeot, Citroën e Opel – as duas últimas devem trocar os modelos C3 Picasso e Meriva. O plano ainda continua com uma terceira plataforma, mas desta vez global, específicas para veículos subcompactos, como são hoje os modelos Peugeot 107 e Citroën C1.

As empresas divulgaram que todos os modelos citados vão compartilhar plataforma e estrutura, mas serão diferenciados no visual, cada um seguindo o estilo da identidade visual de sua respectiva bandeira.

Por fim, GM e PSA confirmaram que ainda vão desenvolver outros produtos e que também estudam a possibilidade de compartilhar instalações para competir no mercado sul-americano. Os primeiros veículos dessa união devem chegar ao mercado somente em meados de 2016.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!