Todas as marcas querem um carro compacto “descolado”. O trem puxado por MINI Cooper, Fiat Cinquecento, Ford Ka (o europeu, no caso) entre outros em breve terá também um vagão ocupado pela GM. Mais precisamente a Vauxhall, o braço britânico do Grupo, está desenvolvendo um subcompacto inédito baseado na plataforma encurtada do Corsa à venda no Velho Continente.

Com lançamento previsto somente para meados de 2013, o “Junior”, como a imprensa inglesa o chama, ainda está em fase de desenvolvimento. Mas ao menos ele já roda por estradas da rainha, como mostram o flagra do site AutoExpress.

A publicação afirma que o veículo tem cerca de 3,70 metros de comprimento – o MINI hatch mede 3,72 m – e, como o Cooper, também poderá ser personalizado. Para a parte mecânica é esperado um linha focada em baixo consumo, que será encabeçada por um novo bloco 1.0 com sistema de injeção direta de combustível. O ritmo de consumo do Vauxhall Junior, segundo aponta a fonte inglesa, poderá chegar aos 30 km por litro de gasolina.

Parte da GM, o Vauxhall Junior pode também ganhar uma versão com a bandeira da Opel, a parte alemã do conglomerado, e até a gravata da Chevrolet, a principal marca do Grupo. A empresa, todavia, não fala nada sobre o novo compacto, tampouco seus planos para ele.

Vauxhall Junior
Reprodução/AutoExpress

O "MINI Cooper" da GM também será bem pequeno: apenas 3,70 metros de comprimento, diz o website

Na Europa, de acordo com a imprensa local, o carro deverá custar cerca de € 12.500 (R$ 32.000). Tal valor é ligeiramente maior que os de seus principais rivais no ramo. Por outro lado, a mídia aponta que essa diferença será compensado com um veículo mais refinado. Será? A camuflagem pesada ainda esconde as pistas, por enquanto.

Thiago Vinholes

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