GM produz 100 milhões de 'Small Block'

Apesar de se chamar 'pequeno motor', bloco é um 6.2 V8 supercharger de 638 cv

Motor número 100 milhões é semelhante a este e iria equipar mais uma unidade do Chevrolet Corvette ZR1 | Imagem: Divulgação

Lançado em 1955, a família de motores “Small Block” da GM acaba de atingir a marca histórica de 100 milhões de unidades produzidas. Mas não se enganem, apesar de se chamar “Small Block” - pequeno bloco em inglês -  trata-se de um V8 grandalhão.

É que, na época de sua criação, esse bloco foi batizado assim por ser menor V8 do mercado, batendo motores da Ford e Chrysler. Atualmente o propulsor já se encontra na quarta geração, recebeu diversas melhorias, teve variações V6 e equipou carros de diversas marcas do grupo como Chevrolet, Cadillac, Pontiac, Buick, Holden, Valxhall e GMC.

Veja também

O motor número 100 milhões que deveria equipar mais uma unidade do Chevrolet Corvette ZR1, foi encaminhado ao acervo histórico do grupo. Esse motor é um 6.2 V8 Superchagerd de 638 cv, também conhecido como LS9.

A GM ainda informou que a próxima geração desse bloco terá mais potência graças a um novo sistema de injeção direta de combustível, que também ajudará a reduzir o consumo.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!