Gol bege Júpiter é tão novo que parece de outro planeta; saiba quanto vale

Com 8 mil km, o hatch de 2001 foi adquirido de um sorteio pelo atual dono
Volkswagen Gol Power 16V 2001

Volkswagen Gol Power 16V 2001 | Imagem: Reprodução / Padrão Misa

O Volkswagen Gol surgiu em 1980 e, por muitos anos, foi o carro mais vendido do Brasil. Do raquítico motor 1.3, de 50 cv, do Fusca, ao poderoso AP 2.0 da versão GTI, de 141 cv, a trajetória foi longa.

VEJA TAMBÉM:

Nesse caminho, algumas inovações pioneiras na história da indústria automobilística brasileira. A injeção eletrônica de combustível em 1988 e a tecnologia flex em 2003 foram algumas delas. Ah, não podemos esquecer que o Gol foi também o primeiro carro 1.0 16V, lançado em 1997, o famoso “Gol Bolinha”.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

A ideia deu tão certo que o motor ‘mil’ multiválvulas se estendeu ao Gol G3, lançado em 1999. É dessa fase o exemplar das fotos 1.0 16V Power 2001, pintado na cor de lançamento bege Júpiter.

À venda pela Padrão Misa, o hatch tem pouco mais de 8 mil km. Seu preço é de R$ 39 mil e não está tão hiperinflacionado. É claro que, por este valor, há opções mais completas, igual a 1.6 Rallye 2012. No entanto, a justificativa vale para a baixa quilometragem e por ser um modelo intocável, sem restauração e sem marcas de uso.

GOL DE PLACA

Volkswagen Gol Power 16V 2001
Volkswagen Gol Power 16V 2001 está como se estivesse acabado de sair da linha de montagem de tão novo
Imagem: Reprodução/ Padrão Misa

De acordo com Misael Domingos, que está intermediando a venda, o Gol só teve três donos e é um carro altamente colecionável. Traz todos os detalhes originais, incluindo o para-brisa com logo da VW. O cuidado e a preservação são tão grandes a ponto do dono querer guardar as placas originais, datadas de 2001. O estepe P6000 também é o original do ano do carro, segundo o lojista.

“A primeira dona foi uma senhora que, depois de um tempo, vendeu a um rapaz que, por sua vez, rifou o veículo, e o meu cliente, contemplado, deixou aqui em consignação”, explica.

Com poucos donos, o Golzinho é raro também por oferecer vidros e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores elétricos, abertura elétrica da tampa do porta-malas, CD-player Volkswagen com entrada para arquivos MP3/WMA. 

PARTE INTERNA DÁ DE GOLEADA À DOS CARROS ATUAIS

Volkswagen Gol Power 16V 2001
Volkswagen Gol Power 16V 2001 está totalmente original, inclusive, o sistema de som com CD Player
Imagem: Reprodução / Padrão Misa

Por dentro, o acabamento impressiona com o tecido de boa qualidade das portas e bancos e, nessa unidade à venda, especificamente falando, está em perfeitas condições, sem descolamentos ou rasgos. 

Na parte externa, as rodas de liga leve de aro 14 com seis raios duplos estão perfeitas e casaram bem, dando esportividade ao hatch popular. 

O futuro comprador que for levar este lindo Volkswagen Gol Power 2001 vai levar junto todo o histórico de manutenção comprovado através de documentos, além de livretos, manuais originais do carro e nota fiscal de compra da primeira proprietária.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Volkswagen Gol 1.000
Volkswagen Gol 1.000 da primeira geração apareceu em 1992, com motor vindo da Ford, o CHT, que virou AE
Imagem: Divulgação

O Volkswagen Gol 1000 foi lançado em 1992 em resposta ao sucesso do Fiat Uno Mille, lançado dois anos antes, e que tinha como objetivo estimular o crescimento do mercado automobilístico no Brasil através de incentivos fiscais sobre veículos com motores de até 1.000 cm³.

Já a partir do projeto AB9, surgiu a segunda geração (G2), popularmente conhecida como ‘Bolinha’, e com ela, a Volkswagen lançou a 1.0 Plus, mas a 1.0 com antiga carroceria continuava em produção.

O motor CHT da G2 era o mesmo da antiga G1, porém acrescia a injeção eletrônica single point (de um bico) de combustível. Apesar de tais mudanças, os 50 cv eram mantidos, assim como o torque de 7,3 kgfm a 3.500 rpm.

O fôlego extra surgiu em 1997 com a chegada das versões 1.0 8V Mi (com injeção multiponto) que deu a potência de 62,5 cv e torque de 9,1 kgfm a 3.800 rpm. Aproveitando o embalo, a Volkswagen lançou também a 1.0 16V, com 70 cv e 9,4 kgfm a 4.500 rpm.

Com o surgimento da linha Gol G3 em 1999, veio a versão Plus, equipada só com propulsor multiválvulas da antiga carroceria que seguiu em venda só com o 1.0 8V.

Outra evolução surgiu em 2000 com o motor 1.0 16V Turbo para o Gol e Parati, algo até então inédito para motores de baixa cilindrada e que hoje se tornaram comuns. Na dupla, este propulsor rendia a potência de 112 cv e 15,8 kgfm de torque, liberado já nos 2 mil giros.

Isso deu ao hatch um 0-100 em 9,5 segundos e velocidade final de 192 km/h, superando até mesmo o Gol e o Golf com motor 2.0. Mas, problemas na polia do comando de válvulas com variador de fase - e retífica de cabeçote em alguns casos - deram vida curta ao 1.0 16V Turbo.

Entrando na onda do 1.6 que estreou a tecnologia flexível (etanol e gasolina ou a mistura dos dois no mesmo tanque) no Brasil em 2003, dois anos depois vinha o 1.0 flex de até 68 cv e torque de 9,2 kgfm a 4.500 rpm.

Volkswagen Gol G3 chegou a ter versão equipada com motor 1.0 16V turbinada
Volkswagen Gol G3 chegou a ter versão equipada com motor 1.0 16V turbinada
Imagem: Divulgação

Ainda em 2005, chegava o Gol G4 e com ele a potência do propulsor 1.0 foi elevada para até 71 cv e torque de 9,7 kgfm a 4.250 rpm.
Na linha 2009, vinha a quinta geração, baseada na plataforma PQ24 (Polo e Fox). Com a nova base, o Gol G5 enfim passou a adotar o motor na posição transversal. No 1.0 8V (VHT - Volkswagen High Torque), a potência novamente crescia para até 76 cv e o torque saltou para 10,6 kgfm a 3.850 rpm.

Em 2010, com a G4 ainda em linha, apareceu a 1.0 Ecomotion (71 cv e 9,7 kgfm a 4.250 rpm) que vinha com diferencial alongado em 6,8%, pneus de baixa resistência ao rolamento e indicador digital de consumo no painel.

A próxima evolução para os propulsores 1.0 viria na linha 2013 do Gol G6, que teve a frente reestilizada baseada na linha Fox, Jetta e Passat. Batizado de 1.0 ‘TEC’, o motor substituiu o polêmico VHT e ficou mais confiável e econômico, ainda que tenha mantido a potência de até 76 cv. O torque passou para 10,6 kgfm a 5.250 rpm.

No Gol G7, que compreendeu uma nova reformulação frontal, as versões com propulsor 1.0 passaram a vir com motor flex de três cilindros de até 82 cv e torque de 10,6 kgfm, marcando a última passagem da trajetória dos propulsores de 1.000 cm³. 

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.