Elétrico ''popular'' da Volkswagen está previsto para 2025

Modelos do conglomerado alemão pensados para mercados emergentes serão produzidos sobre a nova plataforma MEB-Small
Volkswagen ID. Life

Volkswagen ID. Life | Imagem: Divulgação

Como os carros elétricos são uma tendência inescapável, diversas marcas já trabalham em soluções para atender as diferentes segmentações de mercado. 

Uma dessas empresas é o Grupo Volkswagen, o qual avança no desenvolvimento de inéditos modelos de menor porte e com preços mais acessíveis para algumas marcas que integram seu portfólio. 

Segundo as apurações preliminares, esses modelos utilizarão como base a plataforma MEB-Small, uma derivação simplificada da arquitetura para modelos 100% elétricos do conglomerado. 

Com isso, a expectativa que a Volkswagen obtenha o seu sucessor para o e-up!, a Skoda para o Citigo e-iV e a Seat para o Mii Electric. 

No caso da Volkswagen, marca do conglomerado alemão mais representativa no mercado brasileiro, o elétrico acessível deverá ser até menor do que conceito ID. Life apresentado no ano passado. 

ID.1

É provável que o ID. Life definitivo adote o nome ID.2, abrindo espaço para que o futuro elétrico “popular” baseado na arquitetura MEB-Small conte com a designação ID.1. 

Considerando que a expectativa da VW à época da apresentação do ID. Life era que o modelo definitivo custasse por volta de 20 mil euros (cerca de R$ 110 mil em uma conversão simples), é provável que o aguardado ID. 1 tenha valores ainda menores. 

Uma diferenciação importante para a plataforma MEB-Small é que, ao contrário da MEB, a variação pensada para custar menos contará apenas com tração dianteira, sendo que a MEB pode suportar projetos de automóveis com tração integral ou traseira. 

Com entre-eixos esperado para a faixa de 2,65 m, a plataforma MEB-Small deverá conferir aos modelos bom nível de espaço interno, sendo que o primeiro modelo da Volkswagen construído sobre ela deverá ser lançado em 2025, aproveitando ainda a evolução dos conjuntos de baterias até lá. 

De todo modo, certamente o projeto de um modelo elétrico mais acessível faz todo o sentido para um mercado emergente como é o nosso caso, portanto vale a pena acompanharmos de perto!

Volkswagen ID. Life
Acima o conceito ID. Life: futuro elétrico mais acessível da VW será menor em relação ao protótipo 
Imagem: Divulgação