Carro de alto volume de vendas, o Chevrolet Celta contou com uma longa carreira aqui no Brasil, comercializado de setembro de 2000 até abril de 2015. Até hoje, segundo o ranking histórico do Autoo envolvendo os carros mais vendidos do Brasil, o Celta figura em uma honrosa 8ª posição, somando 846.727 emplacamentos nos últimos 10 anos. 

Projetado com a premissa de custar o mais barato possível, o Chevrolet Celta sempre foi norteado por essa característica ao longo de toda sua jornada no mercado brasileiro. Oferecido com opções de motores 1.0 e 1.4, esse preço camarada na hora da compra o fez ser a escolha de muita gente (e muitas empresas também...) na hora da compra. Com isso, hoje é fácil encontrar várias unidades do modelo à venda, o que lhe faz ser um dos carros usados mais negociados em nosso país.

Pontos fortes

É inegável que o Chevrolet Celta ainda é oriundo de uma época onde a GM era reconhecida pela robustez de seus modelos produzidos aqui.

Com o Celta não é diferente e, de uma maneira geral, o modelo apresenta uma mecânica bem projetada para encarar as condições de nosso piso. Na mesma linha, por ser um carro “popular” seu custo de manutenção é acessível e não apresenta qualquer desafio para os mecânicos na hora de realizar qualquer reparo.

Considerando alguns modelos de proposta semelhante e projetados na mesma época, o Chevrolet Celta até que oferece um espaço interno razoável para os passageiros do banco traseiro e seu porta-malas de 260 litros está na média para um hatch de entrada.

Apesar de modelos mais modernos com motorização 1.0 entregarem um nível de consumo bem melhor, é inegável que o Celta com motor 1.0 VHCE (chegou ao modelo em 2009) entrega bom nível de desempenho considerando sua proposta.

Pontos fracos

Ao mesmo tempo em que permitiu um preço bem acessível, a simplificação extrema do projeto do Chevrolet Celta acarretou em algumas questões que devem ser levadas em conta.

A posição de dirigir, por exemplo, está muito longe de ser considerada boa, assim como a ergonomia. Pedais e volante são desalinhados e a segurança estrutural da cabine para a proteção dos passageiros é muito ruim. Avaliado em agosto de 2011 pelo Latin NCAP em uma configuração sem airbags, o Celta conquistou apenas 1 estrela na proteção de adultos e 2 estrelas na proteção de crianças.

Como já mencionamos, modelos 1.0 modernos, em especial com motorização de 3 cilindros, são capazes de entregar um nível de consumo mais interessante em relação ao Celta com o mesmo desempenho.

Quais versões devo comprar?

Se você vai optar pelo Chevrolet Celta, o ideal mesmo é olhar para unidades modelo 2014 ou 2015. Além de geralmente já contarem com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos de série, essas unidades marcaram a despedida do Celta do mercado. Por já estarem mais “maduras”, por assim dizer, elas corrigiram alguns problemas crônicos do modelo ao longo de sua trajetória e darão menos dor de cabeça envolvendo a manutenção.

Outra vantagem de optar por unidades a partir do modelo 2014 em diante é a presença do airbag e ABS na versão LT.

Para quem gosta de um desempenho melhor, o Celta contou com a opção 1.4 de 85 cv entre 2003 e 2007, porém, por já contarem com idade bem mais avançada, essas unidades exigem muita atenção na compra.

Quais versões devo evitar?

Como já abordamos em um especial, não é recomendável optar, de uma maneira geral, por automóveis usados com mais de 5 anos de uso. O principal motivo é que o custo de propriedade, ou seja, quanto você gasta para manter o carro, praticamente dobra em veículos acima dessa idade.

Outro ponto: evite unidades sem ar-condicionado ou direção hidráulica, por exemplo, já que terão baixa liquidez na hora da revenda. Também evite unidades anteriores a 2005 que ainda contavam com motor 1.0 apenas a gasolina. Dê preferência por unidades de 2009 em diante que já contam com o propulsor 1.0 VHCE flex.  

 
 
Chevrolet Celta 2015
 
Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015
 
Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015
 
Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015
 
Chevrolet Celta 2015
Chevrolet Celta 2015
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |