Existem alguns modelos que se tornaram emblemáticos no mercado automotivo nacional e, sem dúvida, um deles é o Fiat Uno. Considerando que sua trajetória no país iniciou em 1984 e ajudou não só a difundir a marca italiana no país bem como o conceito de carro “popular”, o Uno é um dos carros usados mais negociados no Brasil em grande parte graças à elevada frota circulante.

A última atualização profunda pela qual o Uno passou ocorreu em 2010, quando ele ganhou contornos tomando como base formas mais quadradas para sua carroceria, além de contar com duas opções de motores (1.0 e 1.4) e três versões (Vivace, Attractive e Way). Alguns meses depois se juntou ao leque de opções a versão de apelo esportivo Sporting, que fez sucesso junto ao público jovem graças ao estilo diferenciado e bem executado.

Com a chegada de concorrentes mais modernos e sintonizados com as novas demandas do público (leia-se mais espaço interno e conectividade, por exemplo), as vendas do Uno atualmente estão longe de atingir o patamar que um modelo com seu legado chegou a registrar. Em 2018, o Uno fechou o ano com apenas 15.239 emplacamentos, sendo que, em junho do ano passado, somente 427 carros ganharam as ruas no país. De qualquer forma, ele ainda é um modelo que vale a pena ser considerado no universo de carros usados.

Pontos fortes

A robustez mecânica do Uno sempre foi algo muito difundido entre seus proprietários, em especial considerando a primeira geração. A suspensão traseira do Uno “raíz” ainda contava com feixe de molas, o que era visto por muita gente como um grande atributo para que ele encarasse com muita desenvoltura trechos não pavimentados.

Ainda falando da primeira geração do Uno, o modelo se destacava no segmento pelo espaço interno interessante que oferece considerando o tamanho de sua carroceria.

Por fim, ainda podemos apontar como pontos fortes o baixo preço de aquisição de um Uno usado hoje em dia, bem como a elevada liquidez que ele conta na hora da revenda. Com um projeto relativamente simples, o Uno é um modelo de manutenção simples e com baixo custo de peças, o que torna bem acessível mantê-lo.

Pontos fracos

Com um alto volume de unidades circulando pelo país, o índice de roubo envolvendo o hatch também é alto até mesmo para sustentar um mercado ilegal de peças de reposição. Com isso, muitas vezes o seguro para o Uno chega a ser tão alto que nem vale a pena adquirir a cobertura.

Em termos estruturais, a carroceria do modelo também não é das mais seguras, em especial as da primeira geração, por isso é bom ficar atento se você está considerando um carro para uso familiar.

Hoje em dia, alguns hatches compactos de preço semelhante também oferecem cabines mais espaçosas e melhor aproveitadas em relação ao que o Uno entrega para seus passageiros.

Quais versões devo comprar?

Se você quer um Uno “raíz”, uma alternativa é procurar as unidades da versão Grazie Mille, que foi comercializada em 2013 e marcou o fim da primeira geração do modelo.

De uma maneira geral, o Uno com motorização 1.0 é o mais procurado no mercado de usados e seu conjunto já dá conta do recado em termos de desempenho. A diferença, nesse aspecto, para as opções 1.4 não é tão significativa assim.

Se possível, dê preferência para as configurações a partir da linha 2017, que contam com os motores mais modernos da família Firefly, no caso o 1.0 tricilíndrico e o 1.3, sendo que o segundo oferece respostas dinâmicas bem interessantes ao hatch.

Quais versões devo evitar?

Recomendamos evitar as opções com câmbio automatizado Dualogic que chegaram ao mercado na linha 2015. Esse tipo de transmissão não oferece o mesmo nível de conforto de uma caixa automática convencional e seu sistema apresentava funcionamento falho em algumas ocasiões.

O Uno contou com várias séries especiais ao longo dos anos, sendo que é bom você ficar atento (a) ao optar por alguma delas uma vez que o valor do seguro pode ser um pouco mais alto que o das opções convencionais.

Se você pesquisar uma unidade com mais de 5 anos de uso, é bom verificar as condições gerais do modelo, principalmente o estado de manutenção, já que a partir dessa idade os custos de propriedade costumam ficar mais caros. Você pode economizar na hora da compra pagando um preço mais baixo, porém terá que gastar muito depois para manter o carro em ordem.  

 
 
Em 1984 o Fiat Uno inaugura o conceito de carro pequeno por fora e grande por dentro
 
Em 1984 o Fiat Uno inaugura o conceito de carro pequeno por fora e grande por dentro
Em 1984 o Fiat Uno inaugura o conceito de carro pequeno por fora e grande por dentro
Primeiro carro popular com motor 1.0 nacional, o Fiat Uno Mille
 
Primeiro carro popular com motor 1.0 nacional, o Fiat Uno Mille
Primeiro carro popular com motor 1.0 nacional, o Fiat Uno Mille
Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica
 
Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica
Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica
Uno Mille ELX 1994, primeiro compacto a oferecer ar-condicionado de fábrica
 
Uno Mille ELX 1994, primeiro compacto a oferecer ar-condicionado de fábrica
Uno Mille ELX 1994, primeiro compacto a oferecer ar-condicionado de fábrica
Fiat Uno 2017
 
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
 
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
 
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
 
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
Fiat Uno Mille Fire Economy
 
Fiat Uno Mille Fire Economy
Fiat Uno Mille Fire Economy
Fiat Uno 2017
 
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2019
 
Fiat Uno 2019
Fiat Uno 2019
Fiat Uno 2019
 
Fiat Uno 2019
Fiat Uno 2019
Fiat Uno 2019
 
Fiat Uno 2019
Fiat Uno 2019
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
Fiat Uno 2018
Fiat Uno 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |