Honda confirma ''SUV do City'' para mercados emergentes

Desenvolvido na Índia, saiba o que podemos esperar da novidade
Honda N7X Concept

Honda N7X Concept | Imagem: Divulgação

Na semana passada o Autocar India conseguiu apurar uma informação importante. O vice-presidente e diretor de marketing e vendas da Honda Cars India, Rajesh Goel, confirmou ao veículo que a marca japonesa está desenvolvendo um novo SUV focado para a Índia e demais mercados emergentes. 

O anúncio chega em momento estratégico para a Honda no país asiático, uma vez que, apesar da marca estar bem posicionada por lá no segmento de sedãs, a forte migração do público rumo aos SUVs forçou a fabricante a rever seus planos para se manter competitiva no mercado local. 

Seguindo a tendência observada em grande parte dos mercados ao redor do mundo, de acordo com dados da Honda somente nos sete primeiros meses deste ano a venda de SUVs na Índia cresceu 34%. 

O que esperar do novo SUV? 

Segundo apurações do Autocar India, o futuro SUV é conhecido dentro da Honda como o projeto S-SUV, com o código 31XA. 

Para conseguir ganhos de escala e tornar o projeto viável financeiramente, a Honda vai tomar como base muitos elementos da nova geração do City. 

As apurações sinalizam que a novidade deverá ter comprimento na faixa de 4,30 m e até mesmo opção de 7 lugares. Com isso, surge uma possibilidade de que esse novo SUV poderia ser amplamente baseado no conceito N7X revelado na Indonésia em maio deste ano.  

A previsão é que esse futuro “SUV do City” será lançado no segundo semestre de 2023 na Índia, sendo que o nome Elevate é fortemente cotado para batizar o novo modelo. 

Além da plataforma, o modelo deverá compartilhar boa parte da mecânica com o Honda City, incluindo a opção dos motores 1.5 a gasolina ou diesel, além da variante híbrida. 

Devemos ficar de olho? 

Aqui no Brasil já é certo que a Honda seguirá investindo no HR-V como o seu SUV de maior volume, com a estreia da nova geração ocorrendo aqui no Brasil já no começo de 2022. 

De qualquer forma, o projeto 31XA parece um complemento de gama muito interessante, em especial se contar com a opção dos 7 lugares. 

Com isso, o futuro SUV derivado do City poderia ser destinado a um cliente que precisa de um modelo mais prático e versátil, deixando o novo HR-V livre para atuar em uma segmentação de mercado com preço um pouco mais elevado, porém entregando pacote de tecnologia e nível de acabamento superiores. 

Certamente o projeto 31XA merece nossa atenção aqui no Brasil, sobretudo por ser pensado para mercados emergentes. Vamos acompanhar de perto os próximos passos do futuro SUV.

Honda N7X Concept
Honda N7X Concept
Imagem: Divulgação