Honda dá início à produção do novo City

Nova geração do sedã já está sendo fabricado na Índia. Novidade dará origem também a um hatchback já registrado no Brasil
Acima a nova geração do Honda City revelada na Tailândia

Acima a nova geração do Honda City revelada na Tailândia | Imagem: Divulgação

A nova geração do City é uma das novidades mais aguardadas da Honda para o mercado brasileiro. O modelo já teve até registro de patente efetuado no Brasil e deverá introduzir em nosso mercado um inédito hatchback usando a plataforma do novo sedan. Enquanto o lançamento da nova geração do Honda City deve ocorrer por aqui em 2021, outros mercados receberão o sedan mais cedo.

Um desses mercados será indiano. Por lá, a nova geração do sedan já começou a ser fabricada. No entanto, o novo City ainda conviverá na Índia com a antiga geração. Os planos de produção chegaram a ser afetados pela pandemia da Covid-19, mas a marca aproveitou o momento de fechamento de suas linhas de montagem para adequá-las à produção da nova geração.

A nova geração do Honda City terá 4,55 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Na comparação com o modelo que sucederá, o carro ganhou 109 mm de comprimento e 53 mm de largura. Ele está 6 mm mais baixo e o entre-eixos se manteve. O porta-malas da nova geração comportará 506 litros.

Acima a nova geração do Honda City revelada na Tailândia
Acima a nova geração do Honda City revelada na Tailândia
Imagem: Divulgação

Em termos de motorização, o mercado indiano receberá o novo motor 1.5 a gasolina baseado no que é utilizado pelo Civic Touring nacional, mas sem uso de turbo. Assim, ele entregará 121 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. O carro poderá ser equipado com um câmbio manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT.

Os indianos receberão também um novo motor 1.5 turbodiesel, de 101 cv e 20,4 kgfm. Porém, ele trará sempre câmbio manual, sem opção de automático. Mercados fora da Índia também poderão receber ainda um novo 1.0 turbo a gasolina de 122 cv e 17,5 kgfm. Nesse caso, a transmissão é sempre automática de relações continuamente variáveis (CVT).

Nas configurações mais completas, o novo Honda City que será comercializado na Índia trará de série itens como central multimídia com tela de 8 polegadas, conectividade via Android Auto e Apple Car Play, além de uma inédita (por lá) interação com o Alexa, sistema operacional da Amazon. Também será disponibilizado um novo sistema de telemática chamado Honda Connect, que permitirá controlar de forma remota algumas funções do carro.

Nova geração do Honda City
Nova geração do Honda City
Imagem: Divulgação