Honda e GM anunciam parceria para carros elétricos

Marcas farão dois modelos em conjunto. Novidades serão lançadas como linha 2024 e feitas em fábricas da norte-americana
Honda e 2021

Honda e 2021 | Imagem: Divulgação

Apesar do avanço nas vendas e no interesse do público em carros elétricos, o mercado ainda é pequeno e traz sérios desafios para as montadoras tradicionais. Entre eles estão o maior custo de desenvolvimento e o tempo mais elevado de retorno desse investimento. Assim, está sendo comum ver parcerias entre fabricantes para o desenvolvimento de novos modelos movidos a baterias. Dessa vez, Honda e General Motors anunciaram que trabalharão juntas nesse segmento.

A parceria entre as duas gigantes da indústria automotiva prevê o desenvolvimento em conjunto de dois novos carros 100% elétricos, que deverão ser vendidos pela Honda como linha 2024, o que prevê que suas vendas não deverão ter início antes de 2023. Os carros serão fabricados em linhas de montagem da GM na América do Norte e, inicialmente, serão oferecidos nos mercados dos EUA e do Canadá.

Os dois novos modelos farão uso das tecnologias elétricas da General Motors para os sistemas de propulsão, incluindo os motores e as baterias “Ultium”, um design proprietário da GM. A Honda ficará responsável pelo desenvolvimento da plataforma, ajustes de dirigibilidade, cabine e outros elementos relacionados à carroceria.

Como parte do acordo, esses novos modelos desenvolvidos em parceria utilizarão a plataforma de serviços conectados da GM, conhecido como OnStar, que será integrado à atual geração do sistema de entretenimento da Honda, chamado de HondaLink. Além disso, os veículos devem incorporar também os sistemas de assistência e condução semi-autônoma da GM.

A parceria entre a Honda e a General Motors não deverá ficar apenas no desenvolvimento de carros elétricos, no entanto. No comunicado, as empresas informaram que também trabalharão em conjunto nos projetos de modelos movidos a hidrogênio (célula de combustível), além do Cruise Origin, o projeto de carro autônomo, elétrico e compartilhado que a GM estreou na cidade de São Francisco (EUA) no início de 2020. 

Honda e 2021
Acima o elétrico Honda e 2021
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags