Honda Fit está entre as 5 melhores opções de hatches usados por menos de R$ 60 mil

Apesar de ter saído de linha, o carro ainda é muito procurado no mercado de seminovos
Detalhe do Honda Fit 2020 comercializado nos EUA

Detalhe do Honda Fit 2020 comercializado nos EUA | Imagem: Divulgação

Comprar um veículo, seja ele seminovo ou usado com, por exemplo, mais de 20 anos de uso, exige cuidado e paciência. Boa aparência, manutenção em dia, além de características que melhor atendem o cliente devem ser pesadas. Estudar o mercado deles e saber qual tem o melhor custo-benefício também estão entre os princípios básicos. 

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Com base em algumas dessas regras, escolhemos cinco hatches superequipados que são boas opções de compra e o melhor de tudo, custam menos que um carro popular 0 km - em média 75 mil. Confira.

 

Toyota Yaris 2019 - R$ 60 mil

Toyota Yaris
Toyota Yaris tem conjunto confíável e com baixo consumo de combustível entre os principais atrativos
Imagem: Divulgação

A Toyota lançou o Yaris Hatch, em 2018, em três versões: a de entrada XL, a intermediária XS e a topo de linha XLS.  A mais simples recebia o mesmo motor do Etios, o 1.3 de 101/94 cv e 12,9/12,5 kgfm podendo vir com câmbio manual de seis marchas ou CVT (Continuously Variable Transmission) que simula sete velocidades. Já a partir da intermediária, o propulsor era o novo 1.5 (110/105 cv e 14,9/14,3 kgfm) somente associado ao CVT.

Com seis anos de mercado, o hatch é uma boa compra para quem busca conforto, robustez, espaço interno privilegiado - o assoalho traseiro é plano - além do visual esportivo que ainda agrada.

 

Honda Fit 2015 - R$ 55 mil

Honda Fit 2021
Honda Fit já saiu de linha, mas tem uma legião de fãs pela versatilidade, entre outros fatores
Imagem: Divulgação

A despedida do Fit em 2021 deixou muitos fãs inconsoláveis por conta de suas inúmeras qualidades. Fácil de estacionar, bem equipado e com um espaço interno muito bem aproveitado por conta do rebatimento dos bancos traseiros ULTRa Seat. Este sistema inteligente contribui para o aumento da capacidade de carga de 363 litros até 1.045 litros, sem precisar removê-los.

O motor 1.4 8V (83/80 cv) e 1.4 16V flex (101/100 cv) está entre os mais comuns, mas na última geração, só havia o 1.5 16V (116/115 cv) que deu maior agilidade, sobretudo no anda e para constante dos centros urbanos. 

 

Chevrolet Cruze Hatch 2013 - R$ 50 mil

Chevrolet Cruze Sport6 2016
Chevrolet Cruze Sport6 vem bem equipado e com controle eletrônico de estabilidade
Imagem: Divulgação

Ele chegou em 2012 ocupando o lugar do Vectra Hatch. Era uma época que o segmento dos hatches médios estava em sua melhor fase. Além dele, quem quisesse um hatch mais espaçoso, poderia levar um dos rivais diretos VW Golf, Ford Focus, Citroën C4, Peugeot 308 e Hyundai i30.

A esportividade do design do Cruze ainda agrada, mesmo considerado um carro que chegou há mais de 20 anos. Se você quer conforto e bom nível de equipamentos, não há do que reclamar. Já o motor 1.8 disponível para ambas as versões (LT e LTZ) não é dos mais potentes e econômicos. Trata-se do Ecotec6 flex de 144/140 cv e 18,9/17,8 kgfm que faz parceria com uma caixa de transmissão automática de seis velocidades. Na gasolina, por exemplo, chega a fazer no máximo 8,6 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.

 

VW Golf 2014 - R$ 60 mil

Volkswagen Golf 2018
Volkswagen Golf: o conjunto bem acertado está entre as principais qualidades do hatch médio
Imagem: Divulgação

O Golf da sétima geração, importado da Alemanha a partir da linha 2014, trouxe muitas melhorias. A começar com os motores turbo em toda a linha como o 1.4 de 140 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm de torque, logo nas 1.500 rpm e que está associada a um câmbio automatizado de sete marchas (DSG). Já a cultuada GTI trazia um 2.0 (TSI) de empolgantes 220 cv (a 4.500 rpm) e 35,7 kgfm (a 1.500 rpm) e transmissão automatizada de seis velocidades, mas aí já é uma outra história.

Mas, por até R$ 60 mil, a diversão está garantida com o 1.4 que traz desempenho de fazer inveja a muitos carros de maior cilindrada. Dados de época citam o 0-100 km/h em 8,4 segundos e velocidade final de 212 km/h. Disponível apenas com gasolina, esta unidade também é econômica fazendo 11,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

 

Fiat Argo 2018 - R$ 50 mil

Fiat Argo 2019
Fiat Argo atrai pelo custo-benefício favorável na comparação com os principais rivais
Imagem: Divulgação

Rival direto do Chevrolet Onix, Citroën C3 e Hyundai HB20, o Fiat Argo traz como vantagem o bom nível de equipamentos de série desde a versão de entrada 1.0 Drive (77/72 cv e 10,9/10,4 kgfm). Ar-condicionado, direção elétrica progressiva, Isofix, sistema Star&Stop, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e computador de bordo são alguns dos exemplos. 

Além dessa, havia a Drive e Drive GSR (com câmbio automatizado GSR, de cinco marchas) ambas com propulsor 1.3 (109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm), além da Precision, Precision AT6, HGT e HGT AT6, todas com o 1.8 (139/135 cv e 19,3/18,8 kgfm).

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Detalhe do Honda Fit 2020 comercializado nos EUA

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