Honda lança carro capaz de rodar sem controle do motorista

Marca introduz no Japão o Legend com a tecnologia Sensing Elite, que oferece nível 3 de autonomia
Nível 3 de autonomia proporcionado pelo sistema Sensing Elite ainda demanda presença do motorista

Nível 3 de autonomia proporcionado pelo sistema Sensing Elite ainda demanda presença do motorista | Imagem: Divulgação

A Honda estabeleceu um marco importante nesta semana. A fabricante inicia as vendas no próximo dia 5 do Legend no Japão com seu novo pacote de tecnologia chamado Sensing Elite. Com o recurso, o Legend será capaz de oferecer condução autônoma de nível 3, a qual já permite que o carro circule sem a intervenção do motorista em algumas situações.

Entre as evoluções do pacote Sensing Elite figura o “Traffic Jam Pilot”, por meio do qual o sistema de condução autônoma assume o controle do carro durante um congestionamento em vias expressas.

Outro recurso interessante presente no Honda Legend com o Sensing Elite serão as funções “Adaptive in Lane Driving” e “Active Lane Change with Hands-off Function”. A primeira é um complemento do controle de velocidade adaptativo e permite seguir de forma automática e respeitando uma distância segura o veículo logo a frente do Honda Legend, no caso. Já o segundo recurso, também durante o uso em uma rodovia, é capaz de realizar de maneira autônoma a ultrapassagem de um automóvel que esteja com uma velocidade muito baixa, retornando para a faixa original após a manobra.

Como ainda não isenta a necessidade do motorista assumir o controle do veículo em algumas situações de uso, o Sensing Elite pede algumas intervenções pontuais ao condutor e, caso ele não responda, a função Emergency Stop Assist se encarrega de conduzir o veículo até o acostamento ou alguma região segura da via e realiza a parada total do automóvel.

Acima o Honda Legend EX vendido no Japão: modelo estreia o pacote Sensing Elite
Acima o Honda Legend EX vendido no Japão: modelo estreia o pacote Sensing Elite
Imagem: Divulgação

Para operar, o Honda Sensing Elite utiliza uma elaborada rede de sensores e câmeras para monitorar tudo o que ocorre ao redor do veículo, além de mapas 3D e o apoio do sistema GNSS (Global Navigation Satellite System). Segundo a Honda, a tecnologia Sensing Elite foi validada em mais de 1,3 milhão de quilômetros percorridos em vias expressas e aproximadamente 10 milhões de situações que podem ocorrer em condições de uso real foram simuladas. A Honda pontua ainda que o sistema conta com algumas redundâncias para garantir a segurança e confiabilidade do conjunto caso algum problema ocorra.

O Honda Legend Hybrid EX com o Sensing Elite é dotado de motor 3.5 V6 com injeção direta e utiliza câmbio de dupla embreagem com 7 marchas. Dotado ainda de tração integral, o modelo terá preço sugerido de 11 milhões de ienes, cerca de R$ 570 mil pela cotação atual.