Honda revelará veículo global misterioso na próxima segunda-feira

Modelo pode se tratar do ZR-V, um SUV menor que o HR-V e que é cotado para substituir o WR-V
Imagens prévias do novo Honda global: será ele o inédito SUV pequeno da marca?

Imagens prévias do novo Honda global: será ele o inédito SUV pequeno da marca? | Imagem: Divulgação

A Honda da Indonésia está prestes a revelar um inédito veículo na próxima segunda-feira, dia 3 de maio. A apresentação online envolve um produto global e teve inclusive duas imagens de teaser já divulgadas nesta semana.

Embora a imprensa local acredite se tratar da segunda geração do BR-V, um SUV de 7 lugares vendido em alguns países da Ásia desde 2016, o misterioso modelo pode se tratar do aguardado ZR-V, um utilitário esportivo menor que o HR-V e que substituirá a versão aventureira do Fit, o WR-V.

Ficou confuso? Pois bem, vamos explicar. A quarta geração do Fit, lançada no Japão no ano passado, tornou-se um veículo caro e sofisticado, cujo foco passou a ser mercados mais desenvolvidos como a Europa, que ainda mostram interesse em monovolumes.

Os mercados emergentes, no entanto, só pensam em SUVs e criar um WR-V de segunda geração sob o novo Fit seria algo muito caro. A solução é lançar um novo utilitário esportivo de dimensões menores e capaz de ocupar um nicho abaixo do HR-V (que, não por acaso, também está subindo de nível).

Ou seja, o lançamento global da Honda da Indonésia pode ser esse modelo afinal se sabe que ele está sendo desenvolvido pela filial em conjunto com a subsidiária da Índia, outro mercado onde o ZR-V (marca já registrada) certamente chegará logo de cara.

A chegada do novo modelo já era aguardada para maio, após a revelação do novo HR-V, o que reforça a esperança de tratar-se de um produto que interessa ao brasileiro. A imprensa japonesa adiantou recentemente que o novo SUV usará um motor 1.0 litro turbo de 3 cilindros e terá 4,1 m de comprimento, 1,695 m de largura e 1,6 m de altura, em suma, um pouco menor que o HR-V atual.

Delírio nosso? Pode até ser, mas qual seria o sentido de a Honda chamar de “estreia mundial” um veículo com apelo apenas na região onde será produzido?

Projeção de Kleber Silva para o inédito Honda ZR-V
Projeção de Kleber Silva para o inédito Honda ZR-V
Imagem: Kleber Silva

Próximo segmento a bombar

Lançar um pequeno SUV é hoje uma obrigação para várias marcas. A grosso modo, eles são os sucessores dos hatches e sedãs compactos em diversos mercados emergentes. Modelos como o Renault Kiger, Nissan Magnite e o brasileiro Progetto 363, da Fiat, estão entre os que esperam aproveitar a brecha deixada pela segunda leva de SUVs compactos.

Essa tendência é histórica nas montadoras, a de fazer um modelo evoluir a cada geração. Deveria ser um movimento paralelo ao dos seus clientes, que passariam a ganhar mais e a comprar carros melhores, mas em países como o Brasil, infelizmente, a população em geral não consegue acompanhar esse ritmo.

Se fosse assim, veríamos muitos CR-V rodando no país, um carro que já chegou a ser bem mais popular por aqui. Vamos descobrir neste segunda-feira afinal do que se trata o novo Honda.