Honda vai retirar de linha o Fit e o Civic cupê nos EUA

Companhia credita a decisão à queda nas vendas dos dois modelos
Detalhe do Honda Fit 2020 comercializado nos EUA

Detalhe do Honda Fit 2020 comercializado nos EUA | Imagem: Divulgação

Decisão estratégica importante foi anunciada pela Honda nos EUA nesta semana. Segundo informações do Automotive News, a fabricante deixará de oferecer o Fit e o Civic cupê nos EUA.

De acordo com a apuração do periódico norte-americano, os modelos não se justificam mais do ponto de vista comercial e financeiro naquele mercado.

No caso do Fit, as vendas caíram de 56.630 unidades em 2016 para cerca de 35 mil emplacamentos nos dois últimos anos.

Sobre a variante cupê do Civic, comercializada no Brasil na forma do Civic Si, a Honda explica que ela responde por cerca de 6% do volume de vendas do modelo nos EUA. Em outros momentos do mercado, essa participação ficou na casa de 16%, sinalizando uma queda na procura pela silhueta esportiva.

Outra revisão estratégica da marca japonesa será o fim da oferta do Accord manual nos EUA, versão que respondia por apenas 2% da procura pelo sedan médio-grande para nossos padrões.

Segundo Gary Robinson, executivo da Honda nos EUA ouvido pelo Automotive News, a perspectiva da montadora é focar nas gamas Civic e Accord entre os carros de passeio nos próximos anos, modelos que “efetivamente criaram a imagem da marca Honda nos EUA”, explica.

Uma atualização visual leve para o Accord deverá ser lançada nos EUA no ano que vem, bem como a Honda já trabalha na próxima geração do Civic, prevista para estrear em até dois anos. 

Aqui no Brasil, as vendas do Fit também estão em um viés de queda, como aponta nosso ranking histórico. Em 2015, 42.241 unidades do compacto foram emplacadas no país, volume que caiu para 24.460 unidades no ano passado. Como relatamos, a nova geração do Fit pode chegar ao Brasil somente na variante de apelo aventureiro Crosstar, ganhando a companhia de uma inédita opção hatch derivada do novo City para atuar no segmento de compactos premium nacionais. 

Detalhe do Honda Fit 2020 comercializado nos EUA
Detalhe do Honda Fit 2020 comercializado nos EUA
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!