Hyundai cogita parar de produzir sedãs

Chefe de design da marca coreana estuda a criação de outro estilo, mais voltado para elétricos e autônomos
Hyundai Le Fil Rouge (conceito)

Hyundai Le Fil Rouge (conceito) | Imagem: Divulgação

O novo chefe de design da Hyundai, Simon Loasby, afirmou que está aberto a mudanças mais profundas para o visual da próxima geração de veículos da coreana, principalmente porque os automóveis elétricos e autônomos, cada um com suas peculiaridades, são a bola da vez. Em entrevista para o site europeu AutoNews, o executivo contou que uma de suas metas é criar uma nova linguagem para toda a gama.

A nova linhagem, denominada "Sensuous Sportiness", foi apresentada pelo novo Sonata em 2018, mas o conceito Le Fil Rouge é o que o designer acredita ser o mais próximo dos futuros veículos da Hyundai. Ele afirma que, com o novo design, alguns modelos serão repensados, colocanco em xeque a continuidade dos sedãs da marca. “O que me entusiasma sobre o novo trabalho é o movimento em direção às plataformas de VE (veículos elétricos), autonomia, drones, robótica. Qual é o próximo passo? - esse será o desafio para nós. Precisamos de mais sedans convencionais?", pergunta ele. “Uma questão séria: quantos carros a gasolina e motores a diesel precisamos? Estes são os fundamentos que vão dar o norte para próximas gerações de nossos produtos de alto volume.”

E continua duvidando sobre a produção de novos veículos de três volumes: “Sobre a nova linguagem Sensuous Sportiness (Sonata), nós continuaremos com isso? Isso ainda será relevante em cinco anos? Ou precisa dar uma mudança radical?", indaga Loasby.

Contudo, sabemos que a equipe ainda deve continuar trabalhando na próxima geração do Sonata, que deve chegar ao mercado em cinco anos. Logo, ainda vai levar um tempo para saber se a Hyundai vai mesmo deixar de investir em seus sedãs grandes e equipados. De qualquer forma, as declarações do executivo nos alerta para o fato de que podemos aguardar mudanças ainda mais radicais no mercado automotivo nos próximos anos. 

Hyundai Le Fil Rouge (conceito)
Hyundai Le Fil Rouge (conceito)
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!