Hyundai e Kia se destacam na CES 2018

Tradicional feira de tecnologia apresenta modelos com propulsão limpa das montadoras sul-coreanas
Hyundai Nexo

Hyundai Nexo | Imagem: Divulgação

Provando que os automóveis estão se tornando cada vez mais peças de tecnologia, as principais fabricantes globais fazem questão de marcar seu espaço em eventos de destaque sobre o tema, como é o caso da tradicional CES (Consumer Electronics Show). A feira, que ocorre em Las Vegas (EUA), até então era o palco para que empresas apresentassem as novidades nos campos de eletrônicos e eletrodomésticos, mas o mundo automotivo está ganhando cada vez mais presença na mostra realizada anualmente.

Em termos de futuros lançamentos para o setor automotivo, foram as marcas sul-coreanas do grupo Hyundai Kia as que mais se destacaram.

A Hyundai exibiu na CES 2018 o Nexo, crossover que é movido pela geração mais recente de sua tecnologia de célula de combustível. Ao obter energia elétrica por meio da quebra de moléculas de hidrogênio, o Nexo consegue abastecer seu motor elétrico por cerca de 595 km. O propulsor em questão conta com 120 kW de potência (163 cv) e interessantes 40,2 kgfm de torque. Segundo a Hyundai, o Nexo é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em 9,5 segundos, o que não é ruim já que modelos com esse tipo de tecnologia de propulsão tendem a contar com um peso maior.

Mas além de não poluir, o Nexo se destaca por oferecer uma série de sistemas avançados para a ajuda a condução. Um deles é o Lane Following Assist, que de acordo com a Hyundai faz com que o Nexo permaneça sempre no centro da faixa de rodagem de forma automática. Outra função é o Highway Driving Assist Function, que combina sensores e mapas do sistema de navegação para controlar a velocidade do Nexo nas estradas.

Um recurso que deverá ajudar no uso diário apresentado pelo Nexo é o Remote Smart Parking Assist. Ele permite que os motoristas do Nexo possam colocar ou retirar o carro de uma vaga de forma remota. Nas palavras da Hyundai “diante de qualquer cenário desafiador na hora de estacionar, os motoristas do Nexo poderão realizar manobras com completa confiança e precisão”.

A previsão é que o Nexo chegue às concessionárias de países selecionados ainda neste ano.

A Kia, por sua vez, exibiu na CES 2018 uma inédita configuração elétrica do Niro ainda na forma de conceito.

A novidade conta com motor elétrico com potência de 150 kW (203 cv) e autonomia na casa de 400 km, números muito bons e que sugerem um bom desempenho para a novidade. O Niro elétrico traz diferenças no design em relação às versões a combustão, como a ausência da grade dianteira, que não é mais necessária para o resfriamento do motor. No lugar dela, a Kia preparou um painel interativo que pode exibir mensagens a critério dos ocupantes do Niro EV.

A Kia também deu mais detalhes de sua estratégia de oferecer 16 modelos eletrificados até 2025, sendo 5 deles híbridos e híbridos plug-in, 5 com propulsão somente elétrica e demais modelos com a tecnologia de célula de combustível (ou FCEV na sigla em inglês).

Mais destaques

A startup chinesa Byton também obteve parte da atenção entre as empresas que revelaram novidades para o mundo automotivo.

O time da empresa apresentou ao público seu Crossover Concept, modelo com propulsão somente elétrica e autonomia na casa de 250 milhas, ou cerca de 400 km. 

Ponto interessante é que com uma recarga de apenas 20 minutos o modelo poderá alcançar 150 milhas de autonomia, ou pouco mais de 240 km, algo muito bom já que os carros elétricos atuais ainda levam um tempo considerável para completar a carga de suas baterias. De qualquer forma, a Byton declarou que seu sistema de recarga permite que em 30 minutos o conjunto de baterias de seu crossover atinja 80% de sua capacidade.

Com forte apelo tecnológico, não por acaso o modelo foi exibido na CES, o Byton Crossover Concept será um carro com sistema de automação nível 3 previsto para o lançamento em 2019, podendo atingir o nível 4 um ano depois da chegada às lojas dos EUA, Japão e Europa. Já na parte interna, um dos destaques é a enorme tela de 49” que ocupa praticamente todo o painel e exibe as informações para controle do carro.

Por fim, a Volkswagen aproveitou a CES 2018 para formalizar seu acordo com a Nvidia para o desenvolvimento de seus futuros modelos autônomos, enquanto a Ford trouxe uma boa novidade para a central multimídia Sync 3, que passará a disponibilizar o Waze diretamente no aparelho, o que será muito bom sobretudo para que conta com smartphones da Apple e não conseguia sequer espelhar o aplicativo na central multimídia.