Provando que os automóveis estão se tornando cada vez mais peças de tecnologia, as principais fabricantes globais fazem questão de marcar seu espaço em eventos de destaque sobre o tema, como é o caso da tradicional CES (Consumer Electronics Show). A feira, que ocorre em Las Vegas (EUA), até então era o palco para que empresas apresentassem as novidades nos campos de eletrônicos e eletrodomésticos, mas o mundo automotivo está ganhando cada vez mais presença na mostra realizada anualmente.

Em termos de futuros lançamentos para o setor automotivo, foram as marcas sul-coreanas do grupo Hyundai Kia as que mais se destacaram.

A Hyundai exibiu na CES 2018 o Nexo, crossover que é movido pela geração mais recente de sua tecnologia de célula de combustível. Ao obter energia elétrica por meio da quebra de moléculas de hidrogênio, o Nexo consegue abastecer seu motor elétrico por cerca de 595 km. O propulsor em questão conta com 120 kW de potência (163 cv) e interessantes 40,2 kgfm de torque. Segundo a Hyundai, o Nexo é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em 9,5 segundos, o que não é ruim já que modelos com esse tipo de tecnologia de propulsão tendem a contar com um peso maior.

Mas além de não poluir, o Nexo se destaca por oferecer uma série de sistemas avançados para a ajuda a condução. Um deles é o Lane Following Assist, que de acordo com a Hyundai faz com que o Nexo permaneça sempre no centro da faixa de rodagem de forma automática. Outra função é o Highway Driving Assist Function, que combina sensores e mapas do sistema de navegação para controlar a velocidade do Nexo nas estradas.

Um recurso que deverá ajudar no uso diário apresentado pelo Nexo é o Remote Smart Parking Assist. Ele permite que os motoristas do Nexo possam colocar ou retirar o carro de uma vaga de forma remota. Nas palavras da Hyundai “diante de qualquer cenário desafiador na hora de estacionar, os motoristas do Nexo poderão realizar manobras com completa confiança e precisão”.

A previsão é que o Nexo chegue às concessionárias de países selecionados ainda neste ano.

A Kia, por sua vez, exibiu na CES 2018 uma inédita configuração elétrica do Niro ainda na forma de conceito.

A novidade conta com motor elétrico com potência de 150 kW (203 cv) e autonomia na casa de 400 km, números muito bons e que sugerem um bom desempenho para a novidade. O Niro elétrico traz diferenças no design em relação às versões a combustão, como a ausência da grade dianteira, que não é mais necessária para o resfriamento do motor. No lugar dela, a Kia preparou um painel interativo que pode exibir mensagens a critério dos ocupantes do Niro EV.

A Kia também deu mais detalhes de sua estratégia de oferecer 16 modelos eletrificados até 2025, sendo 5 deles híbridos e híbridos plug-in, 5 com propulsão somente elétrica e demais modelos com a tecnologia de célula de combustível (ou FCEV na sigla em inglês).

Mais destaques

A startup chinesa Byton também obteve parte da atenção entre as empresas que revelaram novidades para o mundo automotivo.

O time da empresa apresentou ao público seu Crossover Concept, modelo com propulsão somente elétrica e autonomia na casa de 250 milhas, ou cerca de 400 km. 

Ponto interessante é que com uma recarga de apenas 20 minutos o modelo poderá alcançar 150 milhas de autonomia, ou pouco mais de 240 km, algo muito bom já que os carros elétricos atuais ainda levam um tempo considerável para completar a carga de suas baterias. De qualquer forma, a Byton declarou que seu sistema de recarga permite que em 30 minutos o conjunto de baterias de seu crossover atinja 80% de sua capacidade.

Com forte apelo tecnológico, não por acaso o modelo foi exibido na CES, o Byton Crossover Concept será um carro com sistema de automação nível 3 previsto para o lançamento em 2019, podendo atingir o nível 4 um ano depois da chegada às lojas dos EUA, Japão e Europa. Já na parte interna, um dos destaques é a enorme tela de 49” que ocupa praticamente todo o painel e exibe as informações para controle do carro.

Por fim, a Volkswagen aproveitou a CES 2018 para formalizar seu acordo com a Nvidia para o desenvolvimento de seus futuros modelos autônomos, enquanto a Ford trouxe uma boa novidade para a central multimídia Sync 3, que passará a disponibilizar o Waze diretamente no aparelho, o que será muito bom sobretudo para que conta com smartphones da Apple e não conseguia sequer espelhar o aplicativo na central multimídia.

 
 
Hyundai Nexo
 
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
 
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
 
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
 
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
 
Hyundai Nexo
Hyundai Nexo
Kia Niro EV
 
Kia Niro EV
Kia Niro EV
Kia Niro EV
 
Kia Niro EV
Kia Niro EV
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/