Hyundai mais verde do que nunca

Montadora é a primeira a ter fábrica exclusiva para veículos ecológicos; ix35 movido a hidrogênio inaugura linha de produção

Hyundai inaugura fábrica exclusiva de carros ecológicos | Imagem: Divulgação

A Hyundai deu um grande passo no segmento de veículos “ecologicamente corretos”. A montadora inaugurou nesta quarta-feira (27) em Ulsan, na Coréia do Sul, uma fábrica para a produção exclusiva de veículos com zero emissão de poluentes. O primeiro veículo a sair da linha de montagem foi um ix35 Fuel Cell alimentado por hidrogênio.

O modelo foi o primeiro dos mil utilitários movidos a hidrogênio que a Hyundai deseja produzir até 2015. Após essa data, com a redução dos custos de produção do veículo alidos a infra-estrutura de recarga de hidrogênio mais desenvolvida, a montadora planeja partir para vendas no varejo. Por enquanto, a cidade dinamarquesa de Copenhagen vai receber 15 unidades do SUV, enquanto a sueca Skane, receberá dois modelos. Ambas utilizarão os carros em frotas das prefeituras.

"Com o ix35 Fuel Cell, a Hyundai está liderando o caminho para o futuro de emissão zero. O veículo é o mais “amigo” do meio ambiente na indústria automotiva e prova que o uso de hidrogênio como combustível no dia a dia não é mais um sonho", declarou Eok Jo Kim, vice-presidente da Hyundai Motor.

De acordo com o fabricante, a recarga de hidrogênio é feita em poucos minutos e seu desempenho não deve tanto ao modelo movido a gasolina. A dinâmica é baseada em pilhas de células de combustível, que convertem hidrogênio em eletricidade, fazendo o motor funcionar. O ix35 ecológico acelera de 0 a 100km/h em 12,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 160 km/h. A única emissão gerada pelo carro é água e sua autonomia é de quase 600 quilômetros. O planeta agradece.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!