Mais próximo do Brasil? Hyundai Venue, modelo abaixo do Creta, é cotado para a Argentina

Montadora emplaca duas unidades do SUV no país vizinho e afirma estar estudando a viabilidade de sua comercialização
Hyundai Venue 2020

Hyundai Venue 2020 | Imagem: Divulgação

O Hyundai Venue é um projeto de origem indiana que visa oferecer um modelo menor que o Creta para se enquadrar em faixas de impostos mais em conta naquele mercado. Apesar de poder ser uma alternativa mais em conta ao SUV mais barato da Hyundai no Brasil, sua chegada a por aqui nunca foi confirmada.

No entanto, para o mercado argentino, a história poderá ser diferente. Os colegas do Argentina Autoblog notaram que duas unidades do Hyundai Venue haviam sido emplacadas no país vizinho em agosto. Quando questionada, a Hyundai daquele país afirmou que os carros serviriam para “avaliar a viabilidade” de sua comercialização na Argentina.

Hyundai Venue 2020
Hyundai Venue 2020
Imagem: Divulgação

Hoje, como a Hyundai opera no país vizinho apenas como importadora, seria mais simples trazê-lo da Índia ou da Coreia do Sul, os dois países nos quais hoje já se fabrica o Venue. A marca já tinha sinalizado a intenção de trazer o pequeno SUV para lá, mas os planos acabaram atrasando por conta da pandemia. Neste momento, porém, ainda é muito cedo para arriscar qualquer palpite em termos de mecânica ou de equipamentos para a novidade.

Quanto ao mercado brasileiro, o Hyundai Venue não é produzido atualmente em nenhum país com o qual o Brasil tenha acordos comerciais, então sua importação acabaria deixando os preços elevados. Até mesmo produzí-lo por aqui não seria tarefa simples. A fábrica da Hyundai Brasil em Piracicaba (SP) faz hoje o Creta e a família HB20, já trabalhando próximo ao seu limite operacional. Para acomodar o Venue, além de serem necessários investimentos na capacidade produtiva, os gastos seriam ainda maiores para se fabricar um novo modelo.

Hyundai Venue 2020
Hyundai Venue 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!