Índia já vende mais veículos que o Brasil

Com uma relação de apenas 18 carros por mil habitantes, país é o 4º maior mercado do mundo em 2013

Maruti Alto | Imagem: Divulgação

Depois de superar a Alemanha, o Brasil chegou ao 4º lugar do ranking de maiores mercados de veículos do mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Japão. Mas a comemoração ficou no passado. Este ano, a Índia já ultrapassou nosso país e assumiu a posição.

Não é para menos. Se ainda está distante dos números da China, que em 2012 vendeu mais de 19 milhões de unidades, os indianos têm muito mais espaço para crescer. Enquanto a China tem uma relação de 85 veículos para cada mil habitantes, a Índia esse número é bem pior: apenas 18 carros por grupo de mil pessoas.

Veja também: EcoSport indiano é mais completo que brasileiro

Para se ter uma ideia, o Brasil, que também está longe da média dos países desenvolvidos, tem 259 por mil habitantes, o que dá 3,9 pessoas por carro, de uma outra ótica. Nos Estados Unidos, o mercado mais saturado do mundo, existem 797 veículos para cada mil pessoas, quase um por habitante.

Segundo dados da Jato Dynamics, a Índia terminou o 1º trimestre de 2013 com um volume superior ao Brasil – a consultoria, no entanto, não informa os números absolutos. Apesar disso, as vendas caíram 8,3% em comparação com o mesmo período de 2012. Ao menos o Brasil parece ter consolidado seu mercado num patamar superior ao da Alemanha, quer perdeu 13% das vendas enquanto aqui os emplacamentos cresceram 1,9% neste ano.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!