Modelo há muito tempo falado nos bastidores, ao que tudo indica o investimento anunciado pela Fiat Chrysler há cerca de um ano de fato dará origem ao tão falado SUV derivado da Fiat Toro, picape de muito sucesso em nosso mercado.

Com isso, finalmente a marca italiana poderá ter seu primeiro SUV nacional, modelo que faz falta no portfólio da empresa por aqui, em especial para os concessionários, que não veem a hora de contar com um utilitário esportivo para oferecer aos seus clientes.

Ainda nesta semana saberemos mais detalhes sobre como a FCA vai destinar seu investimento de cerca de R$ 8 bilhões no país revelado em 2018, mas certamente boa parte irá para a unidade de Goiana (PE), onde hoje são produzidos modelos de muito sucesso do conglomerado aqui no Brasil, desenvolvendo outros veículos derivados a bem-sucedida plataforma aplica em Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Compass.

Como já abordamos em outra análise aqui no Autoo, sabe-se que a Fiat Toro deverá estrear uma atualização visual no começo de 2020, algo natural uma vez que o modelo completará quatro anos de mercado e aproxima-se do momento em que precisa receber um facelift para se manter “quente” no mercado. Não que isso seja tão necessário assim para a Toro, modelo que figura como um dos carros mais vendidos do Brasil e ainda conta com um visual arrojado. Mas é inegável, contudo, que a picape precisa de atualizações em especial na parte interna, já que mesmo suas versões mais caras ainda contam com uma defasada central multimídia de apenas 5”. É quase certo que a FCA aplique na picape o aparelho presente no Jeep Compass, por exemplo, que traz uma tela bem melhor com 8,4”.

Externamente, portanto o SUV baseado na Toro trará o mesmo visual na dianteira que a picape vai estrear em 2020 e, baseando-se nisso, o designer Kleber Silva preparou duas projeções sobre o que podemos esperar para o futuro utilitário esportivo da marca italiana.

Como a Fiat nunca escondeu que o conceito Fastback revelado no Salão de São Paulo 2018 não era um modelo de produção – segundo a marca ele apenas antecipava elementos de design que estarão presentes nos próximos modelos da fabricante – não adianta esperarmos uma carroceria no formato cupê para a novidade. A Fiat deverá adotar mesmo uma linguagem mais convencional para o modelo, o que favorece o espaço interno e o porta-malas, atributos aos quais os consumidores dão muito valor.

Ao ser um derivado da Toro, resta saber como a Fiat vai posicionar seu SUV em relação ao Jeep Compass, que já atua no segmento de SUVs médios. Talvez caiba ao representante da marca norte-americana ficar com as versões 4x4, por exemplo, cabendo ao representante da Fiat utilizar opções apenas com tração dianteira e um caráter mais urbano típico da montadora.

A previsão é que o SUV derivado da Toro chegue ao mercado por volta de 2022, talvez alguns meses antes, portanto ainda teremos que aguardar um pouco para vê-lo nas ruas e avenidas. Um ponto interessante é que, até lá, os novos motores 1.0 e 1.3, ambos com turbo e injeção direta, já deverão estar consolidados na gama FCA e poderão figurar no SUV inédito. Aqui pode residir mais um ponto de diferenciação para o Compass, uma vez que o propulsor a diesel pode ficar para o Jeep, enquanto o SUV derivado da Toro poderia sair de fábrica com os propulsores turbo flex. Porém, sabendo da boa aceitação que o motor 2.0 turbodiesel tem na gama Toro, dificilmente a Fiat deixaria de oferecê-lo para o SUV. Além disso, caso o novo modelo tenha um preço inferior ao Jeep Compass, a motorização diesel seria um diferencial interessante na categoria.

Vamos aguardar os próximos meses para, na medida em que os novos projetos para Goiana avançarem, novas informações surgirem. Manteremos a todos atualizados aqui no Autoo!

Projeção de Kleber Silva antecipando o que podemos esperar do inédito SUV derivado da Fiat Toro
Projeção de Kleber Silva antecipando o que podemos esperar do inédito SUV derivado da Fiat Toro
Imagem: Kleber Silva

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/