VW Taigo pode antecipar novidades para o Nivus?

Irmão do crossover nacional chega às lojas na Europa trazendo até condução semiautônoma
Volkswagen Taigo 2022

Volkswagen Taigo 2022 | Imagem: Divulgação

Com projetos cada vez mais globais, tudo o que uma marca apresenta em determinado mercado exige nossa constante atenção. 

Um fato relevante ocorrido nesta sexta-feira (3) foi o anúncio por parte da Volkswagen do início da comercialização do Taigo no mercado Europeu. O modelo nada mais é do que o irmão do Nivus, projeto que nasceu e foi desenvolvido pela subsidiária brasileira do conglomerado.  

Os europeus, entretanto, terão um crossover substancialmente mais sofisticado em relação ao Nivus, com destaque para a eletrônica embarcada e o nível de assistência à condução que o Taigo será capaz de oferecer. 

O modelo europeu contará com quatro catálogos (Taigo, Life, Style e R-Line), sendo que sua opção mais completa vai oferecer o sistema de iluminação IQ. Light baseado na tecnologia de matriz de LED, além de receber a tecnologia IQ.Drive Travel Assist. 

O recurso em questão combina o piloto automático adaptativo (ACC) com o assistente de permanência em faixa (Lane Assist) para oferecer condução semiautônoma no uso rodoviário.  

Em termos de estilo, o Taigo ainda tem a disposição itens como rodas de liga leve aro 18” e teto solar elétrico panorâmico, dois recursos ausentes no Nivus em seus catálogos nacionais. 

Volkswagen Taigo 2022
Detalhe do motor 1.5 TSI aplicado em algumas versões do Taigo europeu
Imagem: Divulgação

Assim como ocorre por aqui, o Taigo mais acessível contará com motor 1.0 TSI sob o capô, porém com calibrações de 95 cv ou 110 cv dependendo da versão do crossover. 

O destaque fica mesmo por conta motor 1.5 TSI oferecido a partir do catálogo Style, que oferece 150 cv e nível de desempenho superior, podendo trabalhar em conjunto com a transmissão de dupla embreagem e 7 marchas. 

Aqui no Brasil, um Nivus com performance apimentada seria um excelente rival para o futuro Fiat Pulse Abarth, versão que deverá ser lançada no médio prazo. 

É importante ficarmos de olho no VW Taigo uma vez que os aperfeiçoamentos que ele estreia em relação ao Nivus podem, eventualmente, chegar ao produto brasileiro com suas evoluções de ano/modelo. 

Assim como ocorrerá com o Polo nacional, que vai trazer ao país as mesmas melhorias inauguradas pelo facelift do hatch europeu, é provável que o dois volumes produzido em São Bernardo do Campo (SP) também receba algumas evoluções tecnológicas introduzidas no Polo comercializado no Velho Continente.

Com o 1.0 TSI e transmissão manual de 5 marchas, o Taigo partirá de 19.350 euros, cerca de R$ 123 mil em uma conversão direta.

O modelo já traz de série itens como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outros. Por aqui, o VW Nivus 2022 parte de R$ 110.210 na opção Comfortline, que traz sob o capô o motor 1.0 turbo (128 cv) e transmissão automática 6 marchas.  

Volkswagen Taigo 2022
Volkswagen Taigo 2022
Imagem: Divulgação