Derivado do novo C3: Citroën vai lançar elétrico acessível em 2023

Principal executivo a Stellantis fez o anúncio em visita ao país asiático
Citroën C3 2022

Citroën C3 2022 | Imagem: Divulgação

Informação relevante chega da Índia nesta quarta-feira (18). Em visita ao país asiático, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou que a Citroën vai desenvolver um carro elétrico acessível na Índia, com a estreia confirmada para 2023. 

A informação é ainda mais significativa uma vez que a novidade integra o mesmo programa (C-Cubed/smart car programme) no qual a nova geração do C3 foi desenvolvida. Vale sempre lembrar que o hatch será acompanhado por mais dois modelos, ambos também confirmados para o Brasil

Ainda de acordo com Tavares, a meta da Stellantis é criar uma gama de elétricos acessíveis que atendam diversos segmentos. 

Vamos trabalhar não apenas em carros elétricos compactos que se enquadram na categoria abaixo de 4 m específica do mercado indiano, mas também teremos carros elétricos para pessoas com outros tipos de necessidades. Por isso estão nos planos crossovers, monovolumes, entre outros”, detalha Tavares.

Desde o primeiro dia do smart car programme, cerca de cinco anos atrás, sabíamos a direção que o mercado estava tomando e decidimos que os produtos oriundos da estratégia também teriam uma versão elétrica”, acrescentou o CEO da Stellantis. 

Com isso, abre-se até mesmo a possibilidade de que o próprio C3 ganhe uma configuração elétrica com preço competitivo. 

Logo, é importante ficarmos atentos às movimentações da Stellantis, uma vez que um eventual C3 elétrico teria grandes chances de chegar ao mercado brasileiro. 

A Renault, por exemplo, conseguiu trazer da China ao Brasil o Kwid E-Tech para fazer dele o carro elétrico mais barato do país, portanto o C3 elétrico poderia ser um excelente rival do Renault por aqui. 

Assim como no Brasil, o mercado de carros elétricos também engatinha na Índia. De acordo com Tavares, a estimativa é que até 2025 a participação de carros 100% elétricos em um dos principais mercados asiáticos será algo em torno de 5% a 10%, podendo chegar a 25% até 2030. 

Aqui no Brasil, reporta a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a participação dos carros eletrificados como um todo, portanto incluindo não só elétricos, mas também híbridos, foi de 1,8% em 2021. 

Citroën C3 2022
Acima o novo Citroën C3 revelado na Índia
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa