Jaguar reforça atuação no Brasil

Marca inglesa investe em mídia, amplia rede de concessionárias no País e começa, finalmente, a aparecer

Grupo Jaguar Land Rover apresenta crescimento no mercado brasileiro no início de 2013 | Imagem: Divulgação

A Jaguar Land Rover, grupo de propriedade da empresa indiana Tata Motors, promove de 15 a 19 de maio no Autódromo de Interlagos o Fast Drive 2013, um evento de relacionamento que envolve a imprensa, concessionários e clientes das duas marcas premium inglesas. No primeiro dia de evento, Flávio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, reuniu-se com jornalistas para apresentar as novidades e falar sobre o crescimento das marcas no Brasil, em especial da Jaguar, que desde os tempos de Ford apresentava tímida atuação no País.

Com crescimento de 318%, a Jaguar passou da média de 4,6 carros vendidos por mês para 23 unidades mensais. Isso quer dizer que a fatia de mercado que antes era de 5% passou a ser de 19% em apenas um ano, um aumento significativo.

Padovan explica que este crescimento é fruto do trabalho da nova gestão do grupo, ou seja, houve mais investimento em mídia para reforçar a imagem da marca, além de um aumento no número de concessionários, que passou de três para seis lojas no País. “Imaginem que pouquíssimos brasileiros sabiam que com R$ 230 mil pode-se comprar um Jaguar. Somos mais acessíveis do que muita gente pensa”, disse Padovan. Além disso, ele exalta o produto e afirma que as vendas sobem por conta do design “magnético” que seus carros possuem.

Quando questionado sobre o número de veículos que pretende vender em 2013 ele desconversa. “Preferimos não dizer números por uma questão estratégica”.

Land Rover no Brasil

Outro tema abordado durante a coletiva foi a construção de uma fábrica da Land Rover no Brasil, algo que já havia sido falado há algum tempo. “Continuamos estudando o projeto. O programa Inovar-Auto trouxe diversos desafios para quem pensa em começar a produzir aqui. Temos o desejo, mas não temos, ainda, a decisão”, explica. 

Novidades

Exposto em um dos boxes de interlagos estava o Jaguar F-Type, modelo que foi mostrado durante o último Salão do Automóvel de São Paulo. A marca confirmou a chegada do conversível ao mercado brasileiro para setembro deste ano. Tudo indica que o modelo virá nas nas três versões, V6 (340 cv), V6 S (380 cv) e V8 S (495 cv), mas os preços ainda não foram definidos.

Já o sedã XF ganhou uma versão de entrada equipada com motor 2.0 turbo que produz 240 cv - trata-se do mesmo propulsor que equipa o Range Rover Evoque. O carro já está sendo comercializado por R$ 224.900.