Parece que, assim como a Volkswagen e a Jeep, a Jeep também deverá investir no segmento dos “SUVs subcompactos”.

Ganha força dentro da marca norte-americana um projeto para criar um modelo abaixo do Renegade em porte. Esse “baby Renegade”, como brinca a imprensa especializada europeia, deverá ter menos de 4 m de comprimento e voltado a mercados que estão demonstrando um grande apetite por veículos desse tipo, com destaque para o Europeu.

Mais fáceis de usar na cidade e sem perder o principal apelo que é o visual mais robusto, a posição de dirigir elevada e a versatilidade de suas cabines, os SUVs subcompactos tendem a ganhar mais relevância daqui para frente.

Segundo reportagem publicada pelo Automotive News Europe, o chefão da marca Jeep, Mike Manley, revelou durante uma entrevista no Salão de Detroit que a marca está “olhando cada vez mais” para a possibilidade de criar esse modelo inédito.

Se sair do papel, esse “baby Jeep” utilizaria a plataforma FCA Mini, a mesma que sustenta projetos como o Fiat 500 atual, o Fiat Panda, dentre outros.

Na Europa, um Jeep Renegade de entrada, com tração apenas nas rodas dianteiras, custa na faixa de 20.000 euros (aqui no Brasil parte de R$ 75.790 na versão Custom). A ideia, portanto, seria que esse provável Jeep compacto custasse bem menos, algo na casa de 15.000 euros.

Como você já conferiu aqui no Autoo, a ideia do “baby Jeep” é parecida com projetos como o Volkswagen A0 CUV, que aqui no Brasil deverá ter porte semelhante ao de um hatch compacto. O projeto inédito da Volkswagen por aqui ocupará a brecha deixada pelo CrossFox, agora com um caráter bem mais SUV do que o derivado do Fox era capaz de oferecer.

O único ponto que precisa ser resolvido pela Jeep, como apurou o Automotive News Europe, é que apesar do caráter compacto e urbano desse futuro produto, ele ainda precisará se mostrar “capaz de atuar em todos os terrenos” pelo menos em algumas versões, honrando a marca Jeep. E isso, seguramente, é algo que impactaria nos custos.

E você, o que acharia de um “baby Renegade” ou um “baby Jeep”? Compraria um modelo menor que o Renegade?

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/