Os futuros jipinhos de Volkswagen e Renault

Modelos irão ocupar o espaço de modelos como o CrossFox com uma proposta verdadeiramente SUV
Volkswagen Taigun 2014 (conceito)

Volkswagen Taigun 2014 (conceito) | Imagem: Divulgação

O crescimento cada vez maior da procura por SUVs está forçando uma migração completa das fabricantes para atender essa demanda dos consumidores, o que leva muitas delas a explorar novas opções de utilitários esportivos que também possam ser atraentes a esse público.

A Volkswagen, por exemplo, já deixou claro que planeja um SUV inédito que será posicionado abaixo do T-Cross, modelo que atuará na faixa de Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, dentre outros.

Esse novo “SUV subcompacto” da Volkswagen deverá ter até 4 metros de comprimento ou algo próximo a essa medida de uma ponta a outra dos para-choques (modelos como o Honda HR-V atingem cerca de 4,30 m). Esse modelo será um sucessor para o CrossFox dentro da linha Volkswagen, produto que sempre foi muito bem aceito por aqui, mas tratava-se de uma adaptação do Fox. Agora a Volkswagen poderá entregar um modelo concebido como um SUV desde o início, portanto com estilo e propostas próprias, praticamente criando uma categoria a parte.

É bem possível que o estilo geral desse novo modelo lembre muito o Taigun, SUV de pequenas dimensões que foi apresentado como conceito no Salão de São Paulo em 2012 e contava com exatos 3,86 m de comprimento. Considerado pequeno demais à época, é bem possível que a Volkswagen use o Taigun como a inspiração para seu futuro SUV de entrada, ampliando sua carroceria bem como o porta-malas, características que dariam ao produto grande chance de se tornar um projeto mais palpável dentro da gama VW. 

Equipado com a motorização 1.0 TSI em algumas versões, como hoje ocorre com o up! e o Polo, seguramente esse SUV inédito seria uma alternativa bem inteligente para quem procura um modelo com maior altura em relação ao solo, espaço interno razoável e uma carroceria mais compacta e prática para o uso urbano. Alguns rumores dão conta de que a novidade poderá usar o nome T-Track, seguindo nova designação da Volkswagen para seus mais recentes SUVs (T-Cross, T-Roc, etc.). 

Quem também vai investir em um modelo de características parecidas será a Renault. O time indiano de desenvolvimento da aliança franco-japonesa será beneficiado com um investimento de US$ 400 milhões para trabalhar em dois novos produtos: um hatch e um SUV com tamanho abaixo de 4 metros. A questão do porte é algo relevante na Índia, já que modelos com até 4 metros de comprimento pagam menos tributos.

Concebido para o mercado indiano, o Renault Kwid mostrou-se um produto muito bem acertado por lá, tanto é que suas vendas decolaram no país. Com isso, a Renault criou as condições para ampliar a gama de produtos derivada do Kwid, muito provavelmente realizando adaptações na plataforma CMF-A que dá vida ao subcompacto fabricado também aqui no Brasil. 

Modelos como o Captur e o Duster não tiveram um bom retorno em vendas na Índia, o que motivou a Renault a trabalhar em alternativas mais palatáveis ao mercado que mais cresce em vendas no mundo.

E, se o futuro “SUV subcompacto” da Volkswagen vai substituir o nicho de mercado deixado pelo CrossFox, nada mais natural que o também inédito modelo da Renault possa ser um modelo que aqui no Brasil figurasse no lugar do Sandero Stepway. Com a produção local do Kwid já a todo vapor e a linha de montagem adaptada, colocar mais um derivado do modelo em produção por aqui não seria algo tão complexo assim desde que a Renault esteja disposta a realizar um investimento financeiro para isso.

Modernos e seguindo a tendência dos consumidores buscando cada vez mais SUVs, os futuros modelos de Volkswagen e Renault certamente chegarão em boa hora. Bem adaptados para o uso nas cidades, serão produtos muito interessantes. Vamos aguardar a evolução de seus projetos para saber mais detalhes e traremos mais detalhes aqui no Autoo. Então acompanhe!

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou