Jeep Compass: veja o que donos do SUV mais se queixam na internet

Líder de vendas em sua categoria, o modelo acumula mais de 1.150 reclamações em sites especializados em defesa do consumidor
Jeep Compass

Jeep Compass | Imagem: Divulgação

O Jeep Compass, modelo intermediário da marca, chegou ao Brasil em 2012 e rapidamente conquistou espaço no segmento de SUVs médios.

Agora, em sua terceira geração e líder de vendas na categoria, o modelo se prepara para mudar de geração no próximo ano.

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Apesar do sucesso, enfrenta críticas de proprietários, que destacam pontos como defeitos no câmbio, principalmente, no trocador de calor, consumo excessivo de óleo do motor e desgaste prematuro dos pneus, conforme levantamento realizado pelo AUTOO em plataformas especializadas.

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Jeep Compass 2024
Jeep Compass é um SUV bem equipado, mas que já precisa de uma série de mudanças para continuar competitivo
 Imagem: Divulgação

Reclamações de donos de Jeep Compass

Trocador de calor

O câmbio do Jeep Compass é um dos pontos mais reclamados pelos proprietários do veículo. Alguns dos defeitos mais comuns são no trocador de calor.

Em uma das reclamações mais recentes, uma proprietária de Jeep Compass relatou defeito no trocador de calor, que causou mistura de líquidos e danificou a transmissão. Após diagnóstico de uma concessionária, a Jeep encerrou o caso sem solução. Apesar de contatos e novos protocolos, não obteve retorno, e o veículo permanece parado.

No segundo caso, uma proprietária de Jeep Compass 2018 enfrentou um prejuízo de R$ 18.600 após defeito no trocador de calor causar entrada de água no câmbio, necessitando reparo.

Em resposta, a Jeep informou que ela optou por realizar o serviço em uma oficina não autorizada, o que inviabiliza qualquer intervenção por parte da rede autorizada, pois o reparo foi executado fora dos seus padrões e sem possibilidade de avaliação técnica pela concessionária.

Essa foi mais uma das reclamações na plataforma: "Hoje entrei para a estatística da Jeep. Meu carro, com apenas 35 mil km, apresentou o tão conhecido defeito no trocador de calor. Pasmem, mas a Stellantis não resolve essa situação. Me pergunto: quem são os engenheiros? Quem resolve algo nessa montadora? Pelo visto, ninguém, pois esse problema já é antigo. Lamentável."


Jeep Compass 2024
Jeep Compass conta com carregador de celular por indução nas versões mais bem equipadas
Imagem: Divulgação

Consumo excessivo de óleo do motor 

Alguns relatos indicam que a Jeep tem enfrentado dificuldades em lidar com essa questão, com casos de veículos precisando de substituição do motor devido ao alto consumo de óleo.

Segundo as reclamações, o problema é atribuído a falhas na fabricação de determinados motores, o que resulta em um desgaste maior e em perdas de óleo mais rápidas. Outros apontam que, apesar dos esforços de reparo, a assistência e a resolução por parte da marca nem sempre são satisfatórias, com problemas persistindo após as visitas às concessionárias

“Em outubro, levei meu Compass 2022 à concessionária devido ao consumo excessivo de óleo. O diagnóstico inicial apontou defeito nos pistões, mas o motor ainda não foi desmontado para confirmação. Tentei várias vezes entrar em contato com a Jeep, mas o atendimento tem sido ineficaz”, afirmou um proprietário. A reclamação ainda não foi respondida pela empresa.

“Comprei um Jeep Compass seminovo e, após problemas com consumo excessivo, foi necessário substituir o motor. O carro está na concessionária e até o momento não me foi disponibilizado um carro reserva, o que tem gerado grande insatisfação. Diante disso, estou solicitando a substituição do veículo ou o reembolso, com base no Código de Defesa do Consumidor”, afirmou outro.

O proprietário retornou à plataforma dizendo que o problema não foi resolvido.

“Adquiri um Jeep Compass Turbo S e logo enfrentei problemas com consumo excessivo de combustível (4 a 5 km/l) e defeito no sistema de desligamento automático, que quase causou um acidente. Já comuniquei esses problemas via WhatsApp, ligação e envio de fotos e vídeos, mas não obtive solução. Tenho todos os comprovantes e protocolos.”

Nessa caso, a Jeep informou que, para análise adequada do relato, fazia-se necessário o agendamento junto à uma concessionária da rede autorizada, para analisarem o inconveniente mencionado e providenciarem as intervenções, caso necessário.

Jeep Compass Blackhawk 2025
Jeep Compass Blackhawk 2025 chegou como uma opção mais esportiva, mas com motor movido apenas a gasolina
Imagem: Divulgação

Desgaste prematuro dos pneus 

Muitos proprietários de Jeep Compass têm reclamado também de desgaste prematuro nos pneus, com relatos de pneus que começam a se deteriorar rapidamente, mesmo com manutenção adequada, como rodízio e calibragem.

Por exemplo, alguns motoristas mencionaram que os pneus se desmancham ou soltam pedaços em menos de 5.000 km, o que levou a questionamentos sobre a qualidade dos pneus fornecidos e sobre possíveis defeitos de fabricação. No caso do Compass, há registros de proprietários que enfrentaram desgaste irregular, com os pneus novos.

Na revisão dos 24 mil km do Jeep Compass 22/23, o consumidor foi informado de desgaste irregular nos pneus, mas a concessionária afirmou que não havia problemas na suspensão

Quando solicitou a troca dos pneus sob garantia, foi informado de que deveria pagar por um laudo da Pirelli. O usuário deixou o carro na concessionária e, caso não resolvam, informou que buscará a solução judicialmente. 

“Com apenas 23.000 km, os pneus dianteiros do meu Jeep Compass Longitude Diesel 21/22 começaram a se desmanchar. Levei o carro à concessionária, onde me informaram que os pneus estavam ruins e me deram um orçamento para troca. Depois de várias tentativas de contato com o gerente pós-vendas e a Pirelli, não obtive solução. A garantia dos pneus é de 5 anos ou 50.000 km, e estou buscando uma explicação da Jeep, pois minha segurança está em risco.”

Nenhuma das reclamações foram respondidas pela Jeep.

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.