Jeep Renegade já é flagrado no Brasil

SUV foi visto por leitor do AUTOO em Minas Gerais. Lançamento do modelo, que será feito no país, ocorrerá em 2015

Jeep Renegade: flagra no Brasil | Imagem: Marcelo Reis

A importância do Renegade para o grupo FCA (que reúne a Fiat e a Chrysler) não se mede pelo seu tamanho, de apenas 4,2 metros. O SUV compacto é um ‘gigante’ no planejamento da empresa. Com ele, a montadora pretende transformar a Jeep em uma marca global de grande volume de vendas – hoje ela tem presença discreta, apesar do nome conhecido mundialmente.

Parte dessa estratégia passa pelo Brasil, um dos países escolhidos para fabricá-lo. A Fiat corre para inaugurar até o final do ano sua nova fábrica no país, em Goiana, no interior de Pernambuco. É lá que o Renegade nacional será produzido no início de 2015, mas o modelo já começou a dar as caras pelas ruas brasileiras. Um dos protótipos foi flagrado pelo leitor do AUTOO Marcelo Reis rodando entre Contagem e Betim, onde fica a área de desenvolvimento da Fiat.

Com formas retangulares, o modelo se inspira no Jeep original mas sem perder a funcionalidade e características de um utilitário esportivo. O exemplar fotografado pelo leitor pode se tratar de uma versão produzida no exterior, mas adaptada para andar com os motores que usará no Brasil. Segundo as revistas especializadas que foram convidadas para conhecer o carro nos Estados Unidos, o Renegade nacional terá opções de motor, um 1.8 E.torQ, com 132 cv nas versões de entrada, e outro mais forte desconhecido - enquanto a Quatro Rodas aponta um 1.4 MultiAir a revista Autoesporte diz ser um 2.0 Multijet II.

Disfarces

O Renegade zebrado das fotos é idêntico ao modelo visto no exterior, mas traz pequenos faróis dianteiros e traseiros que não existem na versão de produção. A razão provável é compensar a iluminação original prejudicada pelas máscaras aplicadas na carroceria.

O SUV será vendido no Brasil apenas como Jeep – chegou-se a aventar uma versão com visual da Fiat, mas ela só existirá na Europa e outros mercados como o provável nome de 500X. Por falar nele, o Renegade usa a base da minivan 500L, por isso exemplares desse modelo estão rodando no Brasil há algum tempo.

Ainda de acordo com as revistas, o Renegade brasileiro terá opção de tração 4x2 e 4x4 além de requintes como freio de estacionamento elétrico, teto solar e controle de tração, entre outros. O preço deve ficar entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, dependendo da versão, e o lançamento, no segundo trimestre do ano que vem.