João Doria confirma produção de novo veículo da Toyota no Brasil

Governador do estado de São Paulo deverá fazer anúncio do inédito SUV compacto da marca durante visita ao Japão na semana que vem
Daihatsu DN Trec 2018

Daihatsu DN Trec 2018 | Imagem: Newspress

A Toyota está a um passo de confirmar a produção de um inédito SUV compacto no Brasil. Pelo menos é que deu a entender o governador do estado de São Paulo João Doria nesta sexta-feira, 13.

Durante divulgação do roteiro da sua nova missão ao exterior com destino ao Japão em busca de investimentos para o estado, Doria confirmou que haverá um novo veículo da Toyota a ser fabricado em São Paulo, onde estão as duas fábricas da montadora japonesa.

“Vamos anunciar um novo investimento, um novo veículo e novos empregos em uma das unidades de São Paulo”, adiantou Doria sem explicar de que modelo se trata. A reunião com a cúpula da Toyota ocorrerá na próxima quinta-feira, 19, em Nagoya, quando o anúncio será feito.

Segundo informações a que Autoo teve acesso há alguns anos, esse novo veículo nacional é o seu inédito SUV compacto, um projeto que já é desenvolvido há bastante tempo e tinha no horizonte o ano de 2020, o que coincide com a visita do governador paulista à sede da Toyota.

Durante o lançamento do novo Corolla 2020, o editor César Tizo questionou o presidente da Toyota sobre o assunto. Rafael Chang tentou despistar, mas no fim reconheceu que o modelo é prioritário: “Eu acho que é muito cedo para falarmos de um SUV compacto da Toyota fabricado aqui, mas é claro que todos podem ver a importância e a relevância do segmento por aqui”.

O SUV em questão usará uma nova plataforma batizada de GA-B, derivada da arquitetura que deu formas ao Corolla e ao RAV4, mas tem construção mais barata, embora possa até mesmo ser eletrificada.

Em vez do ousado e pequeno CH-R, um crossover que é vendido em várias partes do mundo, a Toyota deve usar como base o conceito DN Trec da Daihatsu, com formas mais volumosas e porte maior que coincidem com os requisitos buscados pelo consumidor no Brasil.

A entrada no segmento de SUVs compactos é obrigatória para a Toyota, hoje a única das grandes marcas a não atuar nele – como marca, a Fiat também está fora, mas o grupo FCA sobra com a Jeep.

O inédito utilitário esportivo será produzido em Sorocaba, a mais nova unidade da montadora e pode chegar em 2020 ao mercado brasileiro finalmente.

 

Fábrica da Toyota em Sorocaba: novo SUV deve ser produzido na planta, que tem espaço ocioso
Fábrica da Toyota em Sorocaba: novo SUV deve ser produzido na planta, que tem espaço ocioso
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!