Ka e March vão mal em crash-test

Compactos ganharam apenas uma estrela do Latin NCAP, que divulgará mais resultados na quinta-feira, 24

Ford Ka no Latin NCAP | Imagem: Reprodução

Não dá para fingir espanto, infelizmente. Os resultados dos crash-tests promovidos pelo Latin NCAP, entidade independente de segurança veicular, que serão divulgados na quinta-feira, 24, deverão mais uma vez mostrar que os automóveis populares vendidos no Brasil não são seguros para seus ocupantes.

O órgão publicou no YouTube dois vídeos como prévia com os modelos Ka, da Ford, e March, da Nissan, este recém lançado no país. E nenhum deles pôde comemorar o resultado.

O Nissan, que traz airbags de série, recebeu apenas duas estrelas das cinco disponíveis (7,62 pontos de 16 possíveis) na segurança para adultos. Com as crianças, o modelo japonês foi pior. A simulação com um cadeirão no banco traseiro acusou somente 9,68 pontos de 49 máximos, ou somente uma estrela.

Já o Ka deu vexame com os adultos. Sem airbag na versão divulgada, o hatch marcou 2,37 pontos na segurança para adultos, equivalente a uma estrela. Surpreendentemente, o “bebê” teve poucos ferimentos: três estrelas e mais de 30 pontos.

Mais modelos

Segundo o site Argentina Autoblog, o Latin NCAP também avaliou os modelos Cruze, Corsa e Celta, da Chevrolet, novo Uno, da Fiat, Focus, da Ford, e Tiida, da Nissan. Em alguns deles, o crash-test foi realizado com ou sem airbag.

Em 2010, os compactos também foram mal sobretudo pela ausência de airbags, que serão obrigatórios a partir de 2014. Mas mesmo as versões equipadas com as bolsas de ar infláveis ficaram abaixo de seus equivalentes na Europa, por exemplo.

AUTOO participará da coletiva de divulgação no dia 24 e trará os resultados em detalhes.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!